Maratona global e on-line foi realizada entre os dias 2 e 4 de outubro
Rafaella Ballerini Ribeiro Gomes e Jeferson Peter, alunos de Engenharia de Software da Católica SC, em Jaraguá do Sul, integram a equipe Aquarela, uma das classificadas em primeiro lugar na etapa regional do Nasa International Space Apps Challenge 2020. Codificadores, cientistas, designers, fabricantes e tecnólogos estiveram debruçados sobre dados fornecidos pela Nasa para promover a resolução de desafios em uma maratona global e on-line, realizada entre os dias 2 e 4 de outubro.
“Não esperávamos ter essa conquista tão grande na etapa regional. Estávamos concorrendo com gente de todo o Estado. Ficamos muito felizes. Foi gratificante ver o nosso esforço ser reconhecido a ponto de conquistar a nomeação para participar da etapa global, juntamente com outras soluções incríveis, que podem realmente mudar o mundo, feitas nesses dias”, avalia Rafaella, que é também aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Acredito que eventos do gênero, assim curtos e intensos, são os que mais nos proporcionam absorver conhecimento. Foi uma experiência bem interessante por possibilitar o aprendizado de diversas tecnologias e soluções vindas de vários países. Além disso, tivemos a oportunidade de criar soluções para a Nasa, que é uma agência mundialmente reconhecida”, acrescenta.
A equipe Araquela escolheu participar do desafio de criação “Create a Mascot”, que tinha o propósito de transformar dados científicos em um formato para crianças aprenderem. A solução adotada pelo grupo foi a criação de um aplicativo, voltado para o público de dois a seis anos, que tem como mascote um foguete em uma jornada pelos planetas do sistema solar. Em cada planeta, os pequenos jogam um mini-jogo enquanto ouvem uma música educacional sobre o próprio astro, gravada pelos integrantes da equipe. “Este é o melhor e mais divertido formato, assim conseguimos capturar a atenção das crianças desta faixa etária”, explica Rafaella.
Além da criação, o grupo precisou produzir um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=4UQBWt0Mqf8) sobre a solução e realizar a apresentação em formato de pitch, ambas as atividades em inglês. Agora, o aplicativo passará por mais alguns ajustes antes de ser disponibilizado para o público em geral nas lojas de aplicativos. Este é o segundo ano em que acadêmicos da Católica SC participam e se destacam no desafio da Nasa. Em 2019, Matheus Krueger, também acadêmico de Engenharia de Software, foi um dos integrantes da equipe vencedora do Prêmio de Inspiração no Nasa Space Apps Challenge Floripa.
No ano passado, a equipe do acadêmico encarou o desafio “Eeny, Meeny, Miney, Sample!”, que tinha a missão de trazer amostras da Lua de forma a otimizar o tempo dos astronautas fora do módulo lunar. “Criamos a equipe Centauri e desenvolvemos o Lunar Centipede Robot – LCR 11/35, um robô autônomo, reconfigurável e modular, inspirado nas centopeias”, conta Matheus.
Deixe seu comentário nesse post