Encontro está marcado para a próxima segunda-feira (9)
A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul programou para a próxima segunda-feira, dia 9 de novembro, às 18h30, painel com os candidatos das 3 chapas que disputam as eleições deste ano no município. Para atender aos protocolos de saúde, em função das restrições impostas por conta da pandemia de coronavírus, a entidade organizou o evento em dois formatos.
No presencial, para um número limitado de participantes que acompanharão o painel no Centro Empresarial. E no formato virtual, com transmissão simultânea para a comunidade através do canal da ACIJS no YouTube.
O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, que atuará como moderador do encontro com os candidatos, assinala que essa formatação visa assegurar um ambiente seguro, cumprindo os requisitos definidos pelas autoridades sanitárias, mas ao mesmo tempo dando oportunidade ao público em geral de conhecer quais são as linhas de governo propostas pelos candidatos.
Leigue ressalta que, diferente de um painel onde os candidatos poderiam abordar seus planos de governo por completo, no Encontro Empresarial eles serão submetidos a uma sabatina, com perguntas em questões voltadas ao setor produtivo e nas áreas em que a classe empresarial entende como prioridade.
“Mais do que expor as proposições constantes na campanha, que são plenamente válidas, os candidatos deverão se ater, primordialmente, aos temas convergentes ao pensamento da classe empresarial”, reitera o presidente da ACIJS, ao destacar que a entidade encaminhou previamente aos candidatos documento com sugestões alinhadas em 7 pontos principais: Desenvolvimento econômico com ênfase na inovação; Infraestrutura e mobilidade; Segurança pública, sistema prisional e bombeiros voluntários; Educação e cultura; Saúde e bem-estar com ênfase à inclusão social; Abastecimento, saneamento e tratamento de resíduos; e Gestão pública com ênfase à eficiência e economicidade. A íntegra do documento está disponível em www.acijs.com.br ou acessando https://bit.ly/2TDV4TM.
O documento foi protocolado junto às coordenações dos candidatos Antídio Lunelli (MDB) e José Jair Franzner (MDB), Ivo Konell e Leandro Mioto (PRTB e PSL), e Leandro Schmöckel (Novo) e Coronel Gonçalves (Novo), que assinaram termos de compromisso e confirmaram presença no painel.
“São sugestões movidas pelo senso colaborativo que a classe empresarial, representada por nossa entidade, historicamente mantém junto ao poder público e de maneira geral com outros segmentos ativos da nossa comunidade”, reforça Luis Leigue.
No documento, a ACIJS pontua que se trata de questões cuja atenção julga imprescindíveis para um crescimento com sustentabilidade, com a modernização da estrutura administrativa do município e primando pela eficácia na gestão dos recursos públicos, respeitando os princípios da responsabilidade fiscal e na atenção às demandas da comunidade.
“Ressaltamos o estrito propósito de contribuição da classe empresarial na busca de permanente qualificação da administração municipal, em sinergia com as práticas de boa governança e de ética a serem seguidas no setor público”, enfatiza o documento, onde a ACIJS reafirma “o compromisso histórico de mais de oito décadas em favor da construção de uma cidade e região cada vez melhor para todos, agregando à sua pujança econômica indicadores de segurança, qualidade de vida e bem-estar social”.
Vereadores também receberam sugestões
A ACIJS também encaminhou, a exemplo de campanhas eleitorais anteriores, sugestões aos candidatos à Câmara de Vereadores. O envio do documento aos partidos com candidaturas, é justificado pelo elevado número e inviabilidade de apresentação de todos os concorrentes em um evento na entidade, em função das restrições com a pandemia da Covid-19, ou mesmo em encontros virtuais devido à logística.
A ACIJS considera como pontos a serem seguidos de forma prioritária, pela legislatura 2021-2024: Busca de eficiência na gestão e no custeio do Poder Legislativo, de modo a reduzir a dotação orçamentária repassada pela administração municipal, dos atuais 6% recebidos por força de norma constitucional, para 3%, assumindo o compromisso de ‘devolução’ à Prefeitura para investimentos; Manter os vencimentos dos vereadores nos mesmos patamares ora praticados, para a próxima Legislatura; Manter o atual quadro de servidores – entre efetivos e comissionados – e no caso de indicados políticos promover eventuais substituições, sem acréscimo no número de assessores; Assumir compromisso público de não propor, nem aumentar, o número de Vereadores (11 atualmente), por ser inadmissível sua defesa considerando o impacto deste custeio diante de demandas mais importantes para a comunidade; Comprometer-se em gerar maior proximidade com a população, buscando otimizar a estrutura física e funcional, inclusive com a implantação de soluções tecnológicas.
Deixe seu comentário nesse post