O tempo que era de 8 dias e 15 horas, baixou para 18 horas
Jaraguá do Sul também se destaca no processo de abertura de empresas na cidade. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o Município reduziu o tempo médio de abertura de novas empresas (TMAE) para 18 horas, recorde estabelecido no último mês de dezembro.
De acordo com o secretário titular da pasta, Thiago Sarmanho, esse indicador simboliza os esforços das equipes do grupo de trabalho Pró-Empresas, que congrega várias secretarias municipais, e da Diretoria de Tecnologia de Informação (TI) da própria Prefeitura.
“Pelo nosso histórico, em 2019, o nosso tempo médio abertura de uma empresa era de 8 dias e 15 horas. Ao longo do tempo a gente foi evoluindo e reduziu significativamente. Ou seja, em 2020 esse tempo já foi para 4 dias e 2 horas, depois, em 2021, reduzimos 2 dias e 22 horas, e aí tivemos uma grande vitória já em 2022 foi a redução para menos de um dia e agora, em 2023, Fechamos o ano com 23 horas de tempo médio de abertura de empresa, e aí pra coroar esse ano de 2023, nós conseguimos este índice de 18 horas”, apontou o secretário.
Outro fator apontado por Thiago Sarmanho é que desde 2012, a cidade não registrava tantos novos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). “Ao todo registramos 5774 cadastros no ano que passou”. Já para o diretor de TI da Prefeitura, Márcio da Silveira, “isso já é reflexo do melhor ambiente de negócios que é propiciado para o empreendedor investir no Município.”
O gerente de Gestão de Programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Amadio, preside o grupo Pró-Empresa. “Sempre tivemos a seguinte premissa: o indicador é uma informação importante para o município, mas nós focamos em prestar um bom serviço, se acontece de forma ágil, melhor. Nossa análise de viabilidade, às vezes comparada com alguns municípios, demora um pouco mais, mas a qualidade da nossa resposta para empreendedor é, na maior parte das vezes, melhor do que ocorre nessas outras cidades.
Hoje, por exemplo, se o empresário quer abrir a empresa no município, ele consegue, por meio da nossa análise viabilidade, ter todas as informações realmente relevantes em relação às questões burocráticas e documentações necessárias para abrir seu negócio. Ele não vai chegar aqui e ter surpresas desagradáveis no momento que ele trouxer a documentação para tirar o alvará dele. A consulta de viabilidade vem realmente muito bem respondida.”
Deixe seu comentário nesse post