Comerciante vítima dos golpistas relata que teve o celular clonado após atender solicitação dos falsos fiscais sanitários
A Prefeitura de Jaraguá do Sul está reforçando o alerta sobre um golpe que vem sendo aplicado aqui no município, onde os golpistas estão utilizando o nome da Vigilância Sanitária para extorquir as vítimas.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
Tudo começa com uma ligação telefônica para o estabelecimento comercial, onde os golpistas se passam por fiscais da Vigilância e relatam ter recebido uma denúncia. A partir disso, os criminosos pedem um código de verificação que chega pelo WhatsApp. Esse código é utilizado pelos golpistas para a transferência do número de celular.
A comerciante Jaqueline Franco, do Rau, caiu no golpe depois de receber uma ligação telefônica e explica como foi a abordagem dos golpistas.
“Ligaram, falando que era da Vigilância Sanitária, que teria uma denúncia no caso de mercadoria vencida pelo telefone da empresa, aí me pediram para me passar um contato. Eu passei o meu particular, e aí aconteceu que eles hackearam o meu telefone, o meu WhatsApp, e agora eles estão se passando por mim, pedindo dinheiro para outras pessoas no meu WhatsApp”, disse.
Jaqueline disse que desde então, não está mais conseguindo utilizar o aplicativo do WhatsApp. A Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul reforça que não faz nenhuma fiscalização de denúncia por ligação ou por mensagem solicitando código ou informações bancárias, bem como não solicita pagamento de qualquer espécie, para renovar alvará sanitário.
A recomendação a quem recebeu alguma ligação suspeita desse tipo é ligar imediatamente para a Vigilância Sanitária para esclarecimentos de dúvidas pelos números 2106-8409 e/ou 2106-8382. Outra orientação da Gerência de Vigilância Sanitária para evitar cair neste golpe é não responder mensagem suspeita e registrar um boletim de ocorrência junto à Delegacia de Polícia Civil.
Deixe seu comentário nesse post