No período foram retiradas 9,5 toneladas de cabos
Passado um ano do início das ações previstas no Protocolo de Cooperação Técnica firmado entre Celesc, Associação dos Provedores de Internet do Vale do Itapocu, Ministério Público e Prefeitura, para despoluição visual dos postes e resolução dos problemas gerados na prestação dos serviços de telecomunicações no município, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo divulgou nesta semana um balanço das ações desenvolvidas no período.
O principal objetivo da ação que começou em março de 2023 foi fazer a higienização das redes das empresas que compartilham da estrutura dos postes de iluminação pública. Isto porque o excesso de fios soltos e sem uso nesses locais, além de gerar poluição visual da cidade, também acarretava outros problemas como riscos de acidentes, danos à rede elétrica, insegurança jurídica às compartilhadoras, clandestinidade na infraestrutura e demora na aprovação de projetos.
O protocolo estabeleceu uma rotina permanente de mutirões para retirada dos fios obsoletos da rede elétrica da cidade, mantendo-as organizadas e limpas. O esforço conjunto das entidades teve resultados positivos: ao longo de um ano foram feitos 35 mutirões de limpeza e removidas 9,5 toneladas de cabos. Mais de 50 quilômetros de rede foram higienizados. Neste período 3.691 postes foram fiscalizados na cidade e emitidas 1.018 notificações.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
“Tivemos um avanço considerável a partir do Protocolo de Cooperação Técnica e esperamos ampliar ainda mais estas ações, a fim de evitar a desordem nos postes e poluição visual da cidade”, pontua o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gildo Andrade.
Site para denúncia e reclamação
Além disso também foi disponibilizado um novo canal de comunicação para denúncias e reclamações: o site da Associação de Provedores de Internet de Jaraguá do Sul (Aprovi). Essa entidade jurídica também era prevista no Protocolo de Cooperação Técnica firmado entre as partes. Desde que foi lançado em junho de 2023, o canal recebeu 205 denúncias.
No site aprovi.org é possível abrir um formulário de contato Google e indicar onde há fios soltos no município. Esse formulário é compartilhado entre todos os associados da Aprovi para que haja a resolução dos problemas associados aos fios, tanto de eletricidade quanto de telefonia e internet.
Deixe seu comentário nesse post