Entre as ações, está o envio de um projeto de lei que estabelece multa para quem for flagrado com drogas em local público
A Prefeitura Jaraguá do Sul iniciou no fim da tarde dessa segunda-feira (18), a operação denominada “Jaraguá em Ordem”, que compreende uma série de medidas voltadas à manutenção da ordem pública na cidade. A ação envolve a Secretaria de Assistência Social e Habitação, mas terá a participação de outras Secretarias e Diretorias, além do apoio de instituições como as Polícias Militar, Científica e Civil, entre outras.
Dentro do plano de ação, algumas medidas já tiveram início, como a intensificação das abordagens a pessoas em situação de rua para orientação, encaminhamento e explicação sobre as medidas que serão tomadas. Outras outras devem ocorrer nos próximos dias como:
- Envio para a Câmara de Vereadores nesta semana de um Projeto de Lei que dispõe sobre a internação compulsória de pessoas em situação de rua no Município;
- Envio para a Câmara de Vereadores, também nesta semana, de Projeto de Lei que prevê sanções administrativas aplicadas pelo Município às pessoas que forem flagradas em áreas públicas usando drogas ilícitas.
- Decreto que cria o Comitê de avaliação e monitoramento da população em situação de rua.
As pessoas atendidas pelo Jaraguá em Ordem também terão a oportunidade de qualificação para o mercado de trabalho por meio de cursos ofertados pela Prefeitura em parceria com o Senai. São em torno de 15 profissões disponíveis para capacitação.
O “Jaraguá em Ordem” terá ações permanentes e constantes. No fim da tarde da segunda-feira, por exemplo, o prefeito Jair Franzner, o secretário de Assistência Social e Habitação Terres da Silva e o chefe de Gabinete João Berti acompanharam as equipes da Abordagem Social, Defesa Civil e Polícias Civil e Militar em uma das ações junto à população de rua.
“Queremos ajudar as pessoas em situação de rua, seja encaminhando para tratamento ou para qualificação profissional e posterior ingresso no mercado de trabalho. É uma ação importante, com vários parceiros e objetivos em comum: preservar a ordem, a segurança e oferecer oportunidades e qualidade de vida a todos”, destaca o prefeito Jair Franzner.
“Sem dúvida nenhuma será um grande avanço. Estamos dando um passo importante quanto aos encaminhamentos para internação compulsória de casos que necessitam desta medida e vamos intensificar, também, nossas ações da Abordagem Social. Contamos com o apoio da comunidade neste processo acionando o 153 para possíveis denúncias sobre pessoas em situação de rua”, acrescenta o secretário de Assistência Social e Habitação, Terres da Silva.
A população também pode ajudar, avisando a Secretaria de Assistência Social e Habitação sobre pessoas em situação de rua. O contato por meio do 153 permite que as equipes de Abordagem Social cheguem até estas pessoas e as encaminhem para o devido atendimento, conforme cada caso.
Deixe seu comentário nesse post