Confira a coluna em áudio e texto
Tudo é para agora, tudo tem que acontecer agora. Perder uma curtida ou um like nas redes sociais é inadmissível. O tempo digital é tudo!!!
Este é o ritmo de vida de algumas pessoas, se é que isto pode ser considerado Vida efetivamente. Tudo deve ser feito já, neste momento, para agora.
Ok, o mundo exige maior velocidade de adaptação sim, pois está cada vez mais voraz e exigente. Em partes isto é por sobrevivência sim, e, nesta é que os esforços deveriam estar concentrados. Mas não acontece bem assim. A velocidade é colocada para coisas muitas vezes sem sentido.
No mercado de trabalho, por exemplo, temos jovens mal preparados, que chegam nas organizações sem experiência, sem o conhecimento necessário, muitas vezes com conceitos deturpados por ideologia imposta nas instituições, querendo ocupar posições que não tem cabedal suficiente para isto. Não tem a menor ideia do que devem fazer e quais entregas são exigidas. Não tem estrutura intelectual e emocional, porém acham que devem ocupar um cargo melhor e ganhar mais.
Não se refuta aqui a ambição em crescer na carreira e fazer seu espaço, mas, a pressa, o descaso, com as situações, com os ritos, isto traz para as organizações uma condição que não se via tão declarada como agora.
Jovens querendo ocupar a posição de liderança em menos de 2 anos sem saber certo o que devem fazer. Querer é poder, sim, quando se tem capacidade e estrutura para isto. Querer por querer é no mínimo desconectado da realidade, ou birra de criança mimada.
Coisa que parece em muitos, crianças mimadas, sem limites e achando que se chorarem conseguem tudo em suas vidas. O mundo real não é assim.
Bons e competentes jovens têm conseguido destaque no mercado de trabalho, mostrando capacidade e determinação para isto. Mas não é a maioria. Os bons estão cada vez melhores, o problema é que a média caiu e muito. Conceitos básicos de gestão não são conhecidos por alunos formados na área de Administração por exemplo, problemas que deveriam ter sido visto nas formações não são resolvidos. Uma infelicidade quando se pede uma análise não complexa, que com o mínimo de crítica, de raciocínio lógico para ser resolvida, fica sem entrega. É desolador ver como alguns jovens não têm condições de evolução de carreira, por total falta de capacidade de raciocínio.
Aqui a crítica é para a educação ferrenhamente, não se ensina nas instituições mais a pensar, as respostas são entregues prontas, pois não se pode desagradar ao cliente da instituição, ou não se pode se ter altos índices de reprovação. O pior é que acontece desde o ensino dos pequeninos até o curso superior. A exigência vem diminuindo drasticamente, algumas poucas e excelentes escolas se dedicam em formar seres pensantes. Alguns bons jovens se dedicam nisto e sim conseguem destaque.
Pela primeira vez desde que o conceito de inteligência vem sendo utilizado na sociedade, que a geração atual é menos inteligente que a anterior.
Isto mesmo, os filhos estão menos capazes que seus pais no que tange a inteligência. Aí paira uma gigantesca contradição, nunca tivemos tanto acesso a informação como temos agora e o nível intelectual caiu.
Isto traduz claramente que informação sem compreensão não serve para nada. A informação precisa ser processada e transformada em conhecimento e este sim ser utilizado.
Alguns jovens se julgam prontos para tudo e se lançam no mercado como youtubers ou digital influencers, ok é válido. Alguns até monetizam bem suas superficialidades ou banalidades. Isto comprova ainda mais como a capacidade de pensar está em desuso na sociedade.
Pensar remete a entender, a compreender os fatos, interpretá-los e isto remete em tempo e capacidade, algo que não acontece num estalar de dedos ou de toques num celular, remete a tempo, preparação, dedicação e entrega. O imediatismo precisa ser contido pela compreensão real dos fatos.
Pense nisto: [email protected].
Deixe seu comentário nesse post