Já os demais serviços da Secretaria Municipal de Saúde estarão fechados nesta quarta-feira (1º), retornando ao normal na quinta-feira
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que o Centro de Atendimento Dengue atenderá normalmente nesta quarta-feira (1º), feriado nacional do Dia do Trabalhador.
Vale lembrar que a recepção dos pacientes no local ocorre entre 7h e 19h. Já os procedimentos internos como coletas, medicações, hidratação oral e endovenosa seguem até as 22h.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
O acesso ao Centro de Atendimento Dengue deve ser feito exclusivamente pela Rua José Fachini, no bairro Barra do Rio Molha, que dá para os fundos do Parque Municipal de Eventos.
Já os demais serviços da Secretaria Municipal de Saúde estarão fechados no feriado, retornando ao normal na quinta-feira (2).
Confira o fluxo de atendimento no Centro Dengue
Casos leves:
Os sintomas não são agudos e não há sinais de alerta. Paciente deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima. O caso é notificado na UBS, solicitado o hemograma e o paciente aguarda o contato da central de telemonitoramento.
Casos graves
Os sintomas são agudos, com dor abdominal intensa, vômito e mal-estar geral. O paciente deve procurar o Centro de Atendimento Dengue. Após a triagem, passa por consulta médica e é encaminhado para a hidratação oral e endovenosa, enquanto aguarda o resultado do hemograma. Caso seja necessário poderá ser encaminhado ao hospital.
Confira a classificação de risco para a dengue
Grupo A
Casos simples, quando o paciente não tem sinais de alarme ou comorbidades. Nesse caso, os exames são dispensáveis, mas podem ser realizados a critério clínico.
Grupo B
Pacientes que não têm sinais de alarme, mas existe um risco maior de gravidade, considerando comorbidades associadas ou sinais de sangramento espontâneo, como sangramento gengival, petéquias na pele (manchas avermelhadas) ou sangramento induzido.
Grupo C
Também com sinais de alarme e na fase crítica e precisam de hidratação com soro fisiológico e glicosado.
Grupo D
É o grande perigo da dengue, caracterizado por paciente com presença de sinais de choque, sangramento grave ou disfunção grave de órgãos. O paciente deve ser acompanhado imediatamente em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Deixe seu comentário nesse post