Com a iniciativa, servidores e máquinas da Secretaria de Obras seguem nesta semana para uma das regiões mais atingidas pela enchente
A Prefeitura de Jaraguá do Sul adotou a cidade de Roca Sales, localizada no Vale do Rio Taquari, no Rio Grande do Sul, para auxiliar na recuperação dos estragos causados pela enchente histórica que assola o Estado vizinho. A iniciativa foi anunciada na manhã desta segunda-feira, dia 13, pelo prefeito Jair Franzner, que foi até a Secretaria de Obras, conversar com os servidores que vão para o Rio Grande do Sul e desejar boa sorte à equipe.
Além de um grupo de servidores, máquinas e caminhões fazem parte do comboio que segue ao Rio Grande do Sul. A previsão era que a viagem acontecesse já nesta segunda-feira, no entanto, por orientação da Cruz Vermelha, devido à continuidade da chuva naquela região, a saída será na quarta-feira (15).
Roca Sales tem pouco mais de dez mil habitantes, segundo o IBGE. Está localizada a 143 quilômetros de Porto Alegre e a 560 quilômetros de Jaraguá do Sul. O município ainda nem tinha se recuperado das duas grandes enchentes de 2023 e foi duramente castigado novamente.
A equipe de Jaraguá do Sul vai auxiliar na recuperação dos acessos ao município, bastante prejudicados pela queda de barreiras, quedas de pontes e deslizamentos de pista. Além disso, deve atuar na região central e no interior do município, primeiramente, para dar passagem aos veículos e depois para a limpeza das áreas atingidas.
A adoção de municípios gaúchos, por prefeituras de Santa Catarina, é uma iniciativa amparada por lei e, até sexta-feira (10), já haviam anunciado adesão os municípios de Timbó (que adotou a cidade e Rolante), Joinville (Lageado e Estrela), Cunha Porã (Agudo), Itá (Barra do Rio Azul), Pomerode (Cachoeirinha), Rancho Queimado (Gravataí), Apiúna (Guaíba), Cunhataí (Travesseiro) e Rio do Sul (Muçum).
Deixe seu comentário nesse post