Solenidade na Scar homenageou o trabalho voluntário desenvolvido pelas etnias formadoras do Município e entidades e pessoas que auxiliaram o RS
O Calendário de eventos dos 148 anos de Jaraguá do Sul teve início na noite desta segunda-feira (1º), com a solenidade “Jaraguá do Sul uma cidade solidária”, na Scar. Neste ano foram homenageadas pessoas que contribuíram de forma voluntária para o fortalecimento e preservação da cultura, representadas por integrantes das cinco etnias formadoras do Município (Alemã, Polonesa, Húngara, Negra e Italiana) e homenagem aos voluntários que auxiliaram o Rio Grande do Sul em função das fortes chuvas registradas recentemente por lá. Foi uma noite marcada pelo reconhecimento ao trabalho voluntário e solidário que está presente na história de Jaraguá do Sul.
As etnias foram representadas por pessoas conhecidas na cidade pelas ações em prol da cultura, da arte e das tradições. Rodolfo Francisco Hufenüssler e o casal Ilka Mahnke Schmidt e Eduardo Schmidt, representaram a cultura alemã; Devanir Danna e Paulo Ademir Floriani, a italiana; Hilário Scheuer e Cláudia Marisa Ersching Kitzberger, a etnia húngara; Ignácio Arendt e Fidelis Kuskowski, representaram a etnia polonesa e Juarez Gomes e Luís Fernando Olegar, a etnia negra.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
A solidariedade é essencial para criar uma sociedade em que as pessoas se importem umas com as outras e trabalhem juntas para superar desafios. Felizmente, o povo jaraguaense traz isso em sua essência. Desta forma, o voluntariado se multiplica e dá cada vez mais frutos. A homenagem aos que auxiliaram o Rio Grande do Sul na recente tragédia causada pelas chuvas, reservou momentos de muita emoção.
Os homenageados representaram todos os voluntários – anônimos ou integrantes de alguma entidade – que, de uma forma ou de outra, ajudaram o estado vizinho. Entre as autoridades presentes, a secretária de Saúde e Assistência Social do Município de Roca Sales/RS (que recebeu ajuda de Jaraguá do Sul), Raquel Oestreich. Emocionada, ela agradeceu pela ajuda recebida e disse que o Município de Roca Sales se espelha no voluntariado de Jaraguá do Sul.
“Ficamos emocionados e impressionados com tamanha organização de vocês. A ajuda de vocês nos deu esperança e forças para continuar”, mencionou.
Em seu pronunciamento, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Marcos Ranucci, destacou o cuidado na organização dos eventos comemorativos aos 148 anos e a importância de abrir esta programação com uma merecida homenagem ao trabalho voluntário e solidário desenvolvido em Jaraguá do Sul. “Pensamos em um calendário atrativo, feito a muitas mãos, com vários eventos e atrações para todos os públicos. E nada mais justo que começarmos com uma solenidade que ressalta a essência dos jaraguaenses, o voluntariado e a solidariedade. Somos referência e temos orgulho disso.”
O deputado estadual Vicente Caropreso disse que o voluntariado forte contribuiu para a formação do que hoje é Jaraguá do Sul. “Isso que define Jaraguá do Sul. É a grande mensagem desta noite.”
O prefeito Jair Franzner – que está finalizando um tratamento de saúde – , não compareceu ao evento, mas enviou um vídeo agradecendo ao voluntariado da cidade. “Quero agradecer, de coração a todos vocês. Mostramos, mais uma vez, nossa solidariedade. Isso nos enche de orgulho e alegria. Minha gratidão a todos”, finalizou.
A solenidade contou, ainda, com apresentação artística dos músicos convidados Jian Carlos de Lima (no acordeon) e Jean Carlos dos Santos (no violão), que tocaram “Querência Amada”, um clássico da música gaúcha e do professor de bandoneon do Programa Bolsa Cultural, Márcio Brosowsky, que recepcionou os convidados da cerimônia. Nayama Gomes, aluna de técnica vocal do Programa Bolsa Cultural e campeã da categoria Juvenil do Festival da Canção 2024 cantou “Eu sou do Sul”, outro clássico.
Sophya Baron, também aluna de técnica vocal do Programa Bolsa Cultural cantou os Hinos Nacional e de Jaraguá do Sul. A cerimonia encerrou com a apresentação dos corais do Programa Bolsa Cultural Maestrina Betina Hardt e Coral Vozes Africanas e Grupo de Canto Adulto do CEU.
Deixe seu comentário nesse post