Aumento no número de cadeiras nos legislativos foi possível depois dos dados do Censo 2022 do IBGE
O município de Barra Velha, na regional da Amvali, está entre os nove catarinenses que terão mais vereadores a partir da eleição de 6 de outubro. Dos atuais nove vereadores, a Câmara de Barra Velha passará a ter 11 a partir da próxima legislatura. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, serão criadas no Estado 22 novas vagas nos poderes legislativos, sendo nos municípios de Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Barra Velha, Correia Pinto, Governador Celso Ramos, Ilhota, Palhoça, Penha e São Francisco do Sul.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
A maioria dos municípios terão duas vagas a mais nos seus legislativos. Entretanto, São Francisco do Sul e Palhoça terão quatro cadeiras a mais cada um. Os novos 22 vereadores das nove cidades serão eleitos em 6 de outubro e tomarão posse com o início da nova legislatura, em janeiro de 2025.
O incremento no número de cadeiras nas câmaras municipais foi determinada após a divulgação dos dados do Censo 2022. Segundo o levantamento do IBGE, 40 cidades de SC poderiam ter aumento no número de cadeiras, devido aos dados populacionais, inclusive Jaraguá do Sul, por terem atingido os patamares exigidos pela Constituição Federal. No entanto, esta mudança, não é obrigatória, tampouco automática. As câmaras de vereadores precisavam aprovar em plenário esta alteração.
Confira as alterações nos legislativos:
- Balneário Arroio do Silva: De 9 para 11 vagas (+2)
- Balneário Gaivota: de 9 para 11 vagas (+2)
- Barra Velha: de 9 para 11 vagas (+2)
- Correia Pinto: de 9 para 11 vagas (+2)
- Governador Celso Ramos: de 9 para 11 vagas (+2)
- Ilhota: de 9 para 11 vagas (+2)
- Palhoça: de 17 para 21 vagas (+4)
- Penha: de 11 para 13 vagas (+2)
- São Francisco do Sul: de 9 para 13 vagas (+4)
Confira no Instagram da 105:
Deixe seu comentário nesse post