Mais de 200 pais se reuniram ontem (17) em assembleia
A escola estadual de ensino médio Darci Franke Welk, localizada no bairro Tifa Martins, em Jaraguá do Sul, será utilizada apenas pela equipe docente da Polícia Militar e alunos matriculados no Colégio Militar. A informação pegou a comunidade e os pais dos alunos que já estudavam na escola de surpresa, uma vez que as instalações da Darci Franke Welk eram compartilhadas pelos alunos do ensino regular e alunos militares.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
Com a decisão, já a partir deste ano, não serão abertas novas matriculas e também não se sabe onde os alunos que estão completando o ensino fundamental das escolas próximas da Darci Franke Welk estudarão no ensino médio.
O presidente da associação de moradores do Tifa Martins, Cleverson Bilibio, informa que, em assembleia na noite de ontem (17) reunindo mais de 200 pais de alunos da Darci Franke Welk, ficou decidido que o Governo do Estado será cobrado sobre o fechamento da escola.
“A gente vai fazer uma comissão pra ver se a gente consegue estar indo até Florianópolis pra conversar com o governador diretamente com ele ou outra pessoa responsável de lá. Pelo que parece que aqui não tem mais com quem conversar, parece que já bateram o martelo”, disse.
O presidente da associação de moradores do Tifa Martins, Cleverson Bilibio, detalha a preocupação dos pais dos alunos. “Se fechar essa escola, pra onde que a gente vai mandar as nossas crianças? Pra onde que eles vão? Não seria legal que isso acontecesse. Seria interessante, é importante, é bom, pro nosso bairro, pra nossa cidade que tenha colégio militar. Mas que consigam outra sede, um outro local, construam o seu colégio”, afirma.
O gerente regional de Educação, Leopoldo Diehl Filho, afirma que uma nova escola pode ser construída para atender a comunidade do Tifa Martins e região. “Hoje a comunidade está indignada porque está perdendo essa unidade escolar. Claro que a gente já tem outros pensamentos aí, inclusive, se for o caso de construirmos uma outra unidade escolar aí na região, mas são pensamentos e desejos”, disse.
Já na sessão de ontem, 17, na Câmara de Vereadores de Jaraguá, o vereador Luis Fernando Almeida, do MDB, fez uma moção de apelo para a construção de uma nova escola para atender os alunos do Colégio Militar.
“A moção de apelo é para que o governo do Estado viabilize, ou a construção de uma escola no nosso município para abrigar as atividades da Escola Militar. Ou utilize eventualmente outro prédio para que os adolescentes que estudam ali nessa escola não venham a ser prejudicados. Só o primeiro ano nós devemos ter aí uma média de 130, 120 alunos que não poderão ser matriculados a partir do ano que vem. Então, essa é a preocupação, a preocupação de ter esses alunos tendo que se deslocar para outras regiões distantes do seu bairro”, finaliza.
Atualmente, o Colégio Militar conta com cerca de 70 alunos e está com 75 vagas abertas para o próximo ano. A Escola Darci Franke Welk tem capacidade de atender 450 alunos do ensino médio.
Deixe seu comentário nesse post