A Casa Selke foi construída por volta de 1885
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou um o Inquérito Civil para investigar a falta de manutenção da Casa Enxaimel Selke, reconhecida como a construção desse estilo mais antiga da cidade.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
O inquérito civil foi instaurado após ser constatado que o imóvel estava em abandono, apresentando riscos estruturais. Segundo o Promotor titular da 1ª Promotoria de Justiça, Alexandre Schmitt dos Santos, a casa tem relevante importância histórica, sendo ela inventariada como patrimônio histórico de Jaraguá do Sul.
As primeiras medidas adotadas pelo MPSC incluem a notificação do proprietário do imóvel para prestar esclarecimentos em 30 dias sobre as condições do local e a solicitação ao Município de Jaraguá do Sul para informar, no mesmo prazo, as medidas que serão adotadas para a salvaguarda do imóvel, diante do risco iminente de ruína.
“A preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico são essenciais para manter viva a memória e a identidade cultural da cidade. Para isso, são necessárias ações concretas que garantam a integridade da casa enxaimel, símbolo da história de Jaraguá do Sul”, destaca o promotor.
Sobre o imóvel
A Casa Selke foi construída por volta de 1885 no bairro Rio Cerro II. É reconhecida como a casa enxaimel mais antiga da cidade e integra a lista dos Roteiros Nacionais de Imigração de Santa Catarina, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tem grande valor histórico e social para o Município de Jaraguá do Sul, pois revela traços culturais do período da imigração alemã para o Brasil.
Confira no Instagram da 105:
Deixe seu comentário nesse post