Confira como o golpe é aplicado
Novas tentativas de golpe em nome do Município foram identificadas e reportadas à Prefeitura. Desta vez, contribuintes estão recebendo intimações judiciais, via e-mail, solicitando que compareçam ao Fórum da Comarca. A mensagem diz que há um processo judicial de iniciativa do Município de Jaraguá do Sul contra a pessoa.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
A sistemática do golpe é, basicamente, a mesma de outras tentativas já alertadas pelo Município: o e-mail traz o nome completo da vítima, CNPJ/CPF e um suposto número de processo. Fala, ainda, sobre possíveis sansões e disponibiliza um link para acessar mais detalhes do processo. Ao clicar neste link é que o golpe se concretiza.
Esta ação (golpe) é chamado de “phishing” um tipo de ciberataque que visa obter informações pessoais ou acessar contas online de forma ilegal. O objetivo é enganar as vítimas para que compartilhem dados confidenciais, baixem malware ou se exponham a outros crimes cibernéticos.
Os criminosos se passam por pessoas ou organizações de confiança, como colegas, chefes, representantes de marcas conhecidas, bancos ou empresas, para induzir as vítimas a fornecerem informações sensíveis. A Prefeitura de Jaraguá do Sul reforça que não envia e-mail aos contribuintes comunicando dívidas, muito menos, processos judiciais.
Confira no Instagram da 105:
Deixe seu comentário nesse post