Fujama constatou o corte ilegal de vegetação nativa, inclusive, em Área de Preservação Permanente
A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) recebeu nova denúncia de possível crime ambiental que estaria ocorrendo na área rural de Jaraguá do Sul, entre as localidades da Grota Funda e Ribeirão Manso.
A equipe de fiscalização ambiental foi até o local e constatou que realmente estava ocorrendo o desmatamento ilegal de vegetação nativa em uma área de 4.000 m², que é de extrema importância para a preservação de um dos maiores remanescentes florestais no Brasil, pertencentes ao Bioma Mata Atlântica.
Além disso, a região também é um importante manancial, responsável por parte do abastecimento de Jaraguá do Sul, Schroeder e Guaramirim. O desmatamento atingiu uma Área de Preservação Permanente (APP), que é protegida por lei para fins de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade e o solo. Os fiscais constataram, ainda, o corte de diversos palmiteiro, espécie considerada ameaçada de extinção.
Como não havia autorização para o corte, os fatos verificados se enquadraram como infração ambiental. O responsável pelo imóvel foi localizado, autuado e multado pela Fujama, além de ter que recuperar a área desmatada.
Com o intuito de coibir novos casos de desmatamento ilegal dentro de Jaraguá do Sul, a Fujama já está intensificando as ações de fiscalização preventiva em todo o território municipal. Jaraguá do Sul é privilegiada com uma extensa cobertura vegetal que garante água e uma excelente qualidade de vida para todos e isso precisa ser mantido.
Dessa forma, é válido lembrar que existem leis que estabelecem regras para corte de vegetação nativa. Em Jaraguá do Sul, cabe à Fujama avaliar, emitir autorizações, fiscalizar e garantir o cumprimento dessas regras legalmente estabelecidas, visando sempre a conservação adequada das florestas e a qualidade de vida da população.
Caso alguém presencie alguma ocorrência de crime ambiental – como possível desmatamento – ou situações relacionadas a maus tratos a animais, a orientação é para que o fato seja denunciado pelo aplicativo Jaraguá na Mão ou diretamente na Fujama, pelo telefone 3273-8008.
Deixe seu comentário nesse post