Projeto iniciado em 2015 deve ser concluído em fevereiro de 2021
Com conclusão marcada para fevereiro, a hidrelétrica de Guaramirim, instalada na localidade do Salto Guaramiranga, próximo da divisa com Araquari, e abastecida com as águas do Rio Itapocu, foi projetada pela ANDRITZ, empresa austríaca que participou da construção da Usina de Belo Monte no Pará.
O projeto foi idealizado pelo empresário Darci Tonial, 74 anos, que já possui outras duas hidrelétricas na cidade de Anchieta, Oeste de Santa Catarina. De acordo com o empresário, a hidrelétrica deve movimentar turistas para o local. “Agora, ultimamente, estou recebendo engenheiros semanalmente de várias partes do Brasil. São pessoas interessadas no projeto porque é uma novidade e todos estão curiosos pra ver funcionar”, afirma.
O projeto da hidrelétrica de Guaramirim foi iniciado em 2015, mas ficou paralisado por dois anos. No começo, segundo o empresário Darci Tonial, mentiras foram inventadas para prejudicar a obra. “Até nem gosto de lembrar porque foram dois anos perdidos e um prejuízo grande porque tive que mudar o sistema. Inventaram que a hidrelétrica iria alagar Massaranduba, Guaramirim e Jaraguá do Sul, isso é um absurdo, mas não adianta explicar”, disse.
A hidrelétrica de Guaramirim será utilizada na venda de energia, injetando eletricidade na rede da Celesc e vendendo para empresas e comércios. Para injetar energia na rede, o empresário Darci Tonial fez um acordo com a Celesc e doou 19 quilômetros de rede e postes para a comunidade próxima da obra. O acordo foi fechado nesta semana.
Deixe seu comentário nesse post