Cidade está com crescimento acentuado de casos de coronavírus
A situação do contágio do Coronavírus na região de Corupá (Nordeste do estado) está avaliada com risco potencial gravíssimo, conforme nova atualização divulgada nesta semana pela Secretaria de Saúde, do Governo de Santa Catarina. O alerta passa a ser vermelho e os cuidados devem ser redobrados.
A curva de novos casos aumentou em toda a região. Em Corupá, são 119 casos confirmados para Covid-19 até quarta-feira (15). Já são 30 novos pacientes positivados para a doença somente no mês de julho, ou seja, em pouco mais de duas semanas.
“É o momento que pedimos por favor para todos respeitarem as regras sanitárias, etiqueta da tosse e, principalmente, evitar aglomerações, festas e reuniões. Todos temos que trabalhar, mas quando possível, fique em casa. Não saia sem necessidade neste momento. É imprescindível cuidarmos agora para conseguirmos diminuir a curva de contágio em nossa região”, explicou o secretário de Saúde de Corupá, Michael Marques.
Ao identificar sintomas de gripe, principalmente febre, tosse, dor de garganta, muita coriza, e dor no corpo, o morador de Corupá deve procurar o quanto antes o Pronto-Atendimento 24 horas. Informe a situação na recepção. Há um espaço na unidade de saúde exclusivo para atendimento de casos suspeitos de Covid-19. O médico fará a avaliação e irá analisar, junto da Regional de Saúde, a testagem para a doença. No Município, desde o início da pandemia em março, já foram realizados 840 exames até esta quarta-feira. (Novos números serão divulgados nesta quinta, por volta de 16h).
A Secretaria de Saúde, inclusive, continua realizando a testagem rápida em funcionários de comércios, empresas e do setor público do Município. As ações são realizadas pelas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e os números de testes entram todos os dias nos boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura. Na quarta-feira (15), os dez funcionários da Delegacia de Polícia Civil da cidade, por exemplo, foram testados. Todos os resultados deram negativo para Covid-19.
A Saúde ainda irá adquirir mais 2 mil testes rápidos para serem realizados no Município. Assim que o processo licitatório encerrar e a compra for confirmada, demais agentes das forças de segurança e salvamento de Corupá serão testados. A testagem rápida é a melhor forma de identificar o Coronavírus e manter os doentes em isolamento de forma mais rápida, garantindo a segurança da comunidade.
Ainda nesta semana, a Prefeitura de Corupá divulgou decreto municipal com novas medidas restritivas para o combate à doença. Estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e similares podem funcionar até 22h, eventos de qualquer natureza estão suspensos; e novas regras para funcionamento dos comércios foram aplicadas.
O Município avalia em conjunto com as demais prefeituras da região da Amvali novas medidas, caso o número de pacientes aumente e a situação da ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) fique ainda delicada. Há quase 100% de lotação. Os hospitais de Jaraguá do Sul são os de referência para internação dos moradores de Corupá.
Pessoa infectada não pode sair de casa
Morador que foi positivado para Coronavírus não pode sair de casa. Ele deve cumprir o isolamento social e evitar o contato com demais pessoas – inclusive da própria família. O isolamento é a única maneira de evitar o contágio para demais pessoas.
“Pacientes que assinaram termo de compromisso no PA 24h por afastamento tanto por suspeita ou confirmação de Covid-19, não podem sair de casa em hipótese alguma. Quem estiver positivado e desobedecer ao isolamento estará cometendo crime de atentado a saúde pública. A Polícia Militar deve ser acionada”, disse Michael Marques.
Moradores podem denunciar irregularidades à Polícia Militar, através do 190. Denúncias também podem ser realizadas à Vigilância Sanitária, pelo (47) 3375-1234.
Deixe seu comentário nesse post