A exposição no Museu Histórico Emílio da Silva permanecerá aberta até o dia 20 de dezembro
Com apresentações artísticas e culturais em frente ao Museu Histórico Emílio da Silva, na manhã desta segunda-feira (20), a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, deu início à celebração da Semana da Consciência Negra. A cerimônia marcou a abertura da Exposição “SOBRE A ÁFRICA QUE VOCÊ FALA: PALAVRAS, ORIGENS E DESCONSTRUÇÃO”.
O público assistiu a apresentação da turma do 6º ano da Escola Municipal Alberto Bauer com a Dança do Maculelê e a interpretação da aluna do 9º ano da mesma escola, Poliana Ferreira Nart, que tocou e cantou a música “Cota não é esmola”. Segundo Poliana, foi a partir dessa música – que ela ouviu há cerca de três anos, que houve o despertar para a consciência racial.
“Estou feliz por conseguir passar minha mensagem por mais visibilidade para os negros e contra toda a forma de preconceito. Os negros precisam provar sempre que são merecedores daquilo que conquistaram. Nós (negros) existimos todos os dias e não só em 20 de novembro”, disse.
Para o presidente do Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi), Francisco Alves, a data serve acima de tudo para reflexão. “Sobre o papel do negro na sociedade e a busca por mais representatividade e inclusão”, pontuou.
Já a responsável pelo Museu Histórico Emílio da Silva, Ivana Cavalcanti, destacou que a exposição seguirá até o dia 20 de dezembro e visa o combate ao racismo e ao preconceito, presente em palavras e expressões que fazem parte do cotidiano. “Se conseguirmos fazer as pessoas refletirem sobre o tema será um grande avanço”, assegura.
O prefeito Jair Franzner lembra que foram trabalhadores braçais negros, que ajudaram no desbravamento das terras onde nasceu Jaraguá do Sul. “Pessoas que contribuíram e muito para que a nossa cidade se transformasse no que é hoje. Temos o compromisso com ações afirmativas e de combate ao racismo e toda forma de preconceito”, ressaltou.
Também participaram da solenidade o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), José Aparecido Félix; Empresário Avaril Gomes; Professor Luís Fernando Olegar; Representante da Comunidade Negra de Jaraguá do Sul (Conejas), Juarez Gomes; Secretária de Educação, Emanuela Chrstian Wolff; Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry; Chefe de Gabinete, João Berti entre outras autoridades.
A exposição no Museu Histórico Emílio da Silva permanecerá aberta até o dia 20 de dezembro, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, e durante a promoção Sábado Legal.
Deixe seu comentário nesse post