Projeto foi apresentado durante o Seminário Regional do Projeto Mananciais
Agricultores, autoridades políticas e técnicos municipais, participaram na última sexta-feira, dia 20, do Seminário Regional do Projeto Mananciais, realizado no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul.
O evento que contou com a participação do Samae de São Bento do Sul, onde o diretor-presidente Osvalcir Peters, ministrou uma palestra sobre Programa Produtor de Água do Rio Vermelho, apresentando as experiências na execução do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais – PSA, no município.
O PSA é um instrumento financeiro, de incentivo, que gratifica aos proprietários que contenham áreas de vegetação nativa preservada, desempenhando proteção do solo e água, através de ações de conservação e preservação dos serviços ambientais.
De acordo com Peters, até o ano de 2019, já haviam 33 propriedades cadastradas em São Bento do Sul, somando 1.543 hectares de áreas protegidas, que representa 28,3% da microbacia do Rio Vermelho. O programa já pagou anualmente, cerca de R$ 75 mil aos proprietários participantes.
Em seguida, a equipe técnica do Projeto Mananciais, Karine Holler e Djeniffer Cristine Vieira, apresentou os resultados do projeto, desde a mobilização dos proprietários rurais, elaboração dos Projetos de Recuperação Ambiental (PRAD), até a execução dos plantios e todo o monitoramento e manutenção nas áreas recuperadas.
Ao total, foram recuperados 40 hectares de Áreas de Preservação Permanentes, sendo 22 nascentes, 107 propriedades rurais, 2.170 metros de cerca executados nos municípios de Corupá, Jaraguá do Sul, Schroeder, Massaranduba e Barra Velha.
Após a apresentação dos resultados, houve também a discussão do Plano Regional de PSA para os municípios do Vale do Itapocu, que apresenta diretrizes, metas, bacias prioritárias e sugestões de atores que poderão estar envolvidos na elaboração de políticas públicas. Este Plano tem o objetivo que nortear a elaboração de programas de PSA nos municípios, caso tenham interesse de implementar.
Ao final do evento, foi realizada a entrega dos certificados de reconhecimento aos agricultores presentes que participaram do Projeto Mananciais.
Deixe seu comentário nesse post