Novo Plano Diretor será utilizado como ferramenta central no desenvolvimento da cidade
Em sessão realizada na última terça-feira, dia 8, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei que institui o Novo Plano Diretor de Guaramirim. O Plano Diretor será utilizado como ferramenta central do planejamento da cidade e já tinha sido aprovado em primeira votação na sessão da última quinta-feira, 3.
O novo Plano Diretor apresenta algumas novidades como a nova política de construção em Guaramirim, estudos sobre o impacto de vizinhança, políticas relacionadas ao meio-ambiente, perímetro urbano, dentre outras.
Para quem já está construindo ou tem projeto tramitando na Prefeitura, fica garantido por lei, segundo a arquiteta Ana Beatriz Schier, a escolha de o processo ser corrido nos moldes antigos ou novos.
Além disso, a arquiteta Ana Beatriz Schier destaca que o Novo Plano Diretor deve trazer agilidade e processos mais atualizados. “Muito importante das coisas que fizemos foi a atualização do Código de Obras, o parcelamento do solo todas aquelas leis que tinham problemas historicamente, todas elas foram atualizadas. A partir de agora, teremos uma versão 2021 que é muito legal, a gente vai deixar de ter essa versão de 1986”, e completa, “município passa a ter Lei de Condomínios, Lei de Impacto de Vizinhança específico para os grandes empreendimentos e o sistema integrado de análise”.
De acordo com o secretário de Planejamento, Jiuvani Assing, com o Plano Diretor, Guaramirim cresce com qualidade de vida para a comunidade. “A questão do zoneamento, principalmente a questão das infraestruturas urbanas, do planejamento e projeção das novas ruas, vai trazer uma tranquilidade para o município, nas adequações dos novos projetos. Hoje, nós enfrentamos uma dificuldade muito grande quando nós vamos fazer uma pavimentação, por exemplo, nós não conseguimos colocar em uma via todas as necessidades que a comunidade exige”, e completa, “então, essas projeções futuras vão trazer uma tranquilidade no novo crescimento e desenvolvimento de Guaramirim pra que isso tenha ganho populacional e ganho de qualidade de vida para a população nos próximos anos”.
Com a aprovação na Câmara de Vereadores, o Novo Plano Diretor deve ser sancionado nos próximos dias pelo prefeito Luis Chiodini (PP), passando a valer a partir de 2021. O último Plano Diretor foi apresentado em 2008.
Deixe seu comentário nesse post