O retorno escalonado (por série e por semana) ocorrerá a partir da autorização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que acompanha a matriz de risco do coronavírus
A Secretaria de Estado da Educação (SED) terminou a avaliação escolar da rede estadual referente ao primeiro semestre de 2020. Os números mostram que, dentre os 524 mil alunos matriculados, 51% alcançaram aprendizagem satisfatória e 22,4% tiveram avanços, apesar das dificuldades no atual contexto com a realização das atividades não presenciais. Os dados presentes no Relatório de Aprendizagem produzido pela Diretoria de Ensino da SED foram fornecidos pelos professores e coletados após conselhos de classe de todas as 1.065 escolas estaduais.
Em decorrência da adaptação ao regime especial de atividades não presenciais, por conta da pandemia do coronavírus, neste ano os alunos foram avaliados por semestre, em vez da avaliação trimestral.
Ao longo do regime especial, a SED tem orientado os gestores e educadores da rede sobre os critérios de avaliação, que devem considerar os objetivos de aprendizagem alcançados e buscar evitar um aumento de reprovação e abandono escolar. Além da avaliação feita pelo professor, as escolas preencheram um roteiro avaliativo para todas as turmas, detalhando qualitativa e quantitativamente o aproveitamento dos alunos.
O roteiro avaliativo integrou um painel que mostrou que 26,4% dos alunos da rede tiveram dificuldades de fazer as atividades ou não conseguiram realizá-las. Esses dois públicos serão o alvo principal da retomada das atividades de apoio pedagógico presencial, divulgadas no fim da última semana pela SED. O retorno escalonado (por série e por semana) ocorrerá a partir da autorização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que acompanha a matriz de risco do coronavírus. Dessa forma, em 2020 não haverá aulas como ocorriam antes da pandemia. Isso significa que, até o final deste ano letivo, as atividades remotas continuam.
Deixe seu comentário nesse post