Conselhos sobre o mundo corporativo e mercado de trabalho
Olá, você que acompanha o Linkando Pessoas e Negócios! Banalização das emoções.
Emoção deriva do termo em latim emotione, cujo significado é mover para fora, promover uma grande agitação que leva algo do interior para a superfície. Algo que é manifesto em nossas vidas pelas mais diferentes causas.
As emoções nos mobilizam ou imobilizam, elas dão colorido à vida. Mostram-nos as nuances deste belo espetáculo que é viver. Em nossas diferentes apresentações deste show, seja na vida pessoal, laboral ou qualquer outro momento vivido.
A possibilidade de vivenciar as emoções nos permite o estabelecimento da percepção que temos de mundo, a dimensão do que e como vivemos. Pois são sim as emoções que se destacam nas nuances desta peça chamada vida. Positivamente ou não, depende de qual o ato que estamos vivendo e como teremos ou queremos representá-lo e potencializá-los.
Porém as emoções estão sendo banalizadas por ações um tanto irresponsáveis de encantadores de pessoas. Pessoas que vendem uma ideia rasa que as emoções podem ser reduzidas em pequenas ações cognitivas e que por uma técnica ou outra de imaginação tudo se transforma e melhora na percepção que temos de nós mesmos, num estalo de dedos ou numa projeção mental qualquer feita.
Isto seria jogar fora anos de pesquisas e teorias psíquicas muito bem elaboradas e fundamentadas. Mas ainda há piores situações que estas, que são aquelas pessoas que acreditam piamente que suas emoções podem e serão controladas pela ingestão de pílulas mágicas medicamentosas e que tudo ficará bem. Claro que os medicamentos tem seus efeitos benéficos em casos extremados de algum desajuste emocional. Onde estes medicamentos atuam como atenuantes de crises. Mas não resolvem a condição emocional, isto é dopar a emoção. Dopar o que está emergindo do interior do corpo.
É claro que existem situações onde os distúrbios sejam relacionados as questões físicas e neurológicas. Mas quando falamos de aspectos que envolvem desajustes emocionais, viver a emoção seja ela positiva ou não, é a única forma de superação desta. De melhora da percepção de mundo, de evolução psíquica. O erro do autoengano é muito comum. As pessoas dizem: estou bem agora, pois estão sob efeito do medicamento que altera seu estado de consciência dos fatos. A pessoa está com seu senso de realidade emocional distorcido.
Daí nada incomum conhecer alguém que tome um remédio para dormir, pois não consegue relaxar sua ansiedade. Mas ao acordar precise de outro para que sua vida tenha impulsos e que durante o dia tome outro remédio que faça com que consiga chegar ao final do dia e novamente tomar o remédio para dormir.
Esta pessoa não está vivendo suas emoções, ela está fugindo delas através do uso de medicamentos e cria para si a falsa sensação de que esteja tudo bem. Isto é uma das maiores agressões que uma pessoa pode cometer.
Pense nisto, [email protected].
Deixe seu comentário nesse post