Cerca de 60 funcionários foram demitidos até o momento; Brasa continua operações no Rau e Vila Lenzi
O Brasa Atacadista comunicou nesta terça-feira, dia 16, o fechamento de dois mercados, um no bairro Ilha da Figueira e outro na Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul. De acordo com a empresa, 60 funcionários foram demitidos até o momento com o fechamento das duas unidades. Já o Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul estima em 100 o número de trabalhadores afetados com a decisão. O Brasa Atacadista continua as operações nas unidades dos bairros Rau e Vila Lenzi.
Segundo comunicado do Brasa, a questão do coronavírus foi determinante para a demissão dos trabalhadores. “A Rede Brasa Atacadista tem enfrentado dificuldades financeiras para honrar com os compromissos por si assumidos, situação agravada especialmente pelo cenário pandêmico imposto pela pandemia do Coronavírus”, afirmou a empresa em nota.
De acordo com a presidente do Sindicato, Ana Roeder, a Justiça será acionada. “Conseguimos conversar com a empresa para que faça as rescisões e os trabalhadores encaminhem o seguro desemprego. Após isso, entraremos com uma ação coletiva para que consigamos na Justiça embargar algum bem para o pagamento desse trabalhadores. Desde setembro de 2019 que não tem fundo de garantia”, afirma.
A presidente Ana Roeder afirma que solicitou que as pendências da empresa com os trabalhadores fossem resolvidas. “Pedimos que o FGTS fosse colocado em dia, isso não aconteceu”, afirma.
Em um vídeo que circula pelas redes sociais, o fechamento dos dois mercados do Brasa Atacadista é comunicado aos trabalhadores. Confira:
Brasa Atacadista divulga nota sobre demissões
A Rede Brasa Atacadista, diante dos fatos que têm sido noticiados e espalhados nas redes sociais, vem esclarecer a seus colaboradores, clientes, frequentadores, fornecedores, amigos e ao público geral que de fato tem enfrentado dificuldades financeiras para honrar com os compromissos por si assumidos, situação agravada especialmente pelo cenário pandêmico imposto pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), que tem gerado dificuldades para acesso a crédito, diminuição do poder de compra, inflação, encarecimento de insumos e incremento de custos operacionais.
Vale pontuar, entretanto, que de maneira alguma tal situação se deu por má-fé da empresa e/ou seus administradores, que diuturnamente têm despendido esforços para sanar tal situação e superar e reverter este cenário de crise sem precedentes.
A Rede, assim, reafirmando seu compromisso com a seriedade, ética e responsabilidade social, conta com a compreensão e colaboração de todos para que deixem de compartilhar qualquer iniciativa que vise tão somente prejudicar e descredibilizar a imagem da empresa.
Deixe seu comentário nesse post