Iniciativa serve para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, foi prorrogada até o dia 30 de novembro a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos.
A data estipulada anteriormente pelo Governo Federal era esta sexta-feira (29), no entanto, diante dos resultados alcançados até o momento e da existência de bolsões de não vacinados devido as baixas coberturas vacinais no país, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) decidiu prorrogar o prazo desta campanha para o dia 30 de novembro.
Em Ofício Circular (Nº 295/2021/SVS/MS), a Coordenação-Geral considera o impacto desta medida importante nos resultados finais da campanha e pelos benefícios da vacinação para o público-alvo. No mesmo documento, solicita aos municípios a manutenção e ampliação de esforços para desenvolver estratégias que visem melhorar o desempenho da vacinação da população-alvo da campanha, na perspectiva de alcançar elevadas e homogêneas coberturas vacinais em conformidade com os indicadores definidos para cada vacina.
Nos dados da campanha de multivacinação, registrados no localizaSUS, até o dia 28 de novembro, constam pouco mais de três milhões de doses aplicadas, sendo BCG (91.656 doses), penta (335.945 doses); poliomielite (304.781 doses); rotavírus humano (145.775 doses); pneumocócica (322.703 doses); meningocócica (444.491 doses); febre amarela (349.551 doses); tríplice viral (225.388 doses); hepatite A (683 doses); varicela (209.668 doses); hepatite B (132.364 doses); DTP (218.540 doses); HPV (244.730 doses) e dTpa (781 doses).
Entre as doses aplicadas estão todas aquelas do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente como a vacina BGC, que previne formas graves da tuberculose; a Tríplice Viral, que previne a caxumba, o sarampo e a rubéola; a febre amarela; e a polio, contra a poliomielite. São vacinas que protegem contra mais de 20 doenças. Os pais e responsáveis que estão com dúvidas sobre a situação vacinal dos filhos devem levar a criança ou o adolescentes até uma Unidade Básica de Saúde, com a carteirinha de vacinação em mãos, para verificar se todas as doses estão em dia.
Importante lembrar que as unidades básicas de saúde de Jaraguá do Sul estão fornecendo o Certificado de Vacinação em Dia de 2021, necessário no momento das matrículas e rematrículas da rede municipal de ensino.
UNIDADES BÁSICAS COM SALAS DE VACINAS
Unidades Fechadas
- Boa Vista – Será atendido na UBS Figueira
- Rio Molha – Será atendido na UBS Vila Nova
- Santa Luzia – Será atendido na UBS João Pessoa
- Santo Estevão – Será atendido na UBS Jaraguá 99
Unidades Abertas
Distrito I
- UBS João Pessoa
- UBS Figueira
- UBS Lalau
Distrito II
- UBS Amizade
- UBS Tifa Schubert
- UBS Vila Lenzi
- UBS Vila Nova
Distrito III
- UBS Santo Antônio
- UBS Nereu Ramos
- UBS Estrada Nova
- UBS Rau
Distrito IV
- UBS Barra
- UBS Jaraguá 99
- UBS Rio da Luz
Deixe seu comentário nesse post