Apesar do volume, chuva causa poucos problemas no município
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Defesa Civil, divulgou na manhã desta segunda-feira (1), um balanço das ações do fim de semana, bem como os dados referentes ao volume de chuvas nas últimas 96 horas no município. Na avaliação do diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, não houve registros de danos graves provocados por alagamentos ou deslizamentos.
As unidades pluviométricas registraram o acumulado de chuvas de 224 milímetros em quatro dias. Por regiões, as estações que registraram os maiores volumes foram: 214 mm no Bairro João Pessoa; 170 mm na Ilha da Figueira; 164 mm no Água Verde; 160 mm na região de Nereu Ramos, e 143 mm no Rio Cerro e no Centro da cidade. Os dados são da Epagri/Ciram, INMET e Cemaden.
O Rio Itapocu chegou a 3,50 metros acima do nível normal e o Rio Jaraguá chegou a 2,90 metros. Colle explica que os níveis dos rios são monitorados por réguas em locais estratégicos na cidade e seguem a uma escala de grau de risco, onde 2,40 metros acima é considerado normal; até 3,50 metros é considerado nível de atenção; até 5 metros é grau de alerta, e, acima de 5 metros é grau de alerta máximo.
Ocorrências
Segundo o diretor, pequenas ocorrências foram registradas. “Chegou ao nosso conhecimento pelo telefone 199, casos de deslizamentos pequenos e sem danos, quedas de árvores, destelhamentos e alguns pontos de alagamentos”, disse, acrescentando que a ocorrência de maior destaque foi a interdição da ponte da rodovia municipal JGS-010, na região do Bairro Santa Luzia (Manso), por conta de erosão na cabeceira da ponte.
Ainda no começo da manhã deste domingo (28), a Defesa Civil fez a interdição da Ponte na região da Pousada do Leão da Montanha, no Rio Manso. Além da interdição devido à erosão na cabeceira da ponte, a rodovia teve deslizamentos. Nesta segunda-feira (1), está acontecendo o trabalho de vistoria destes locais, para encaminhamento das obras de recuperação.
Prevenção
O diretor de Defesa Civil ressalta novamente a importância das obras de prevenção às cheias. “Somando as obras feitas na gestão anterior e nesta, chegamos a quase 30 intervenções feitas nas margens de rios com os enrocamentos, trocas de tubulações, implantação de galerias, desobstrução de tubulação de drenagem pluvial, entre outras que a Prefeitura fez para diminuir os riscos de alagamentos e deslizamentos de encostas. No caso da chuva dos últimos, estamos analisando os locais destas ocorrências para providenciar as melhorias, onde houver necessidade”, completa.
Previsão do Tempo
As áreas de instabilidade devem continuar neste começo de semana em Jaraguá do Sul. A previsão, segundo a Defesa Civil Estadual, é de pancadas de chuva isoladas, com raios, entre a tarde e noite. As temperaturas podem chegar aos 28ºC à tarde. Para a terça-feira (2), a variação de nuvens continua e pode chover a qualquer momento do dia. A chuva pode ser de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo e com altos acumulados, o que aumenta os riscos de alagamentos e deslizamentos.
Na quarta-feira (3), as condições são favoráveis à mais pancadas de chuvas, que podem ser de forte intensidade, com raios, principalmente, a partir da tarde. Segue o alerta para deslizamentos e alagamentos no município.
Também estão previstas pancadas de chuvas para quinta (4) e sexta-feira (5), de forma isolada e, por momentos, intensa. “Desta forma, continuamos em atenção e solicitando à população que observe as encostas e monitore o nível dos rios próximos às suas residências. Em caso de anormalidade, entrem em contato com a Defesa Civil, pelo 199”, acrescenta o diretor.
Deixe seu comentário nesse post