Alerta da Defesa Civil é válido até segunda-feira (20); Confira
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a ocorrência de chuvas volumosas, acompanhadas de temporais desta sexta-feira, dia 17, até a madrugada da próxima segunda-feira, dia 20. O mapa divulgado pelo órgão estadual aponta que as regiões da Grade Florianópolis, Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, Jaraguá e região, estão em estado de atenção devido à previsão de chuva acima dos 100 milímetros.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
Confira a previsão:
SEXTA-FEIRA:
Segundo a Defesa Civil, a sexta-feira começou com tempo instável e com chuva persistente desde o centro até o sul do estado, devido à formação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no oceano. No decorrer da manhã a chuva ganha força e se estende para as demais regiões catarinenses, ocorrendo na forma de temporais isolados com chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos. À tarde, as temperaturas máximas ficam abaixo dos 20°C do Extremo Oeste ao Litoral Sul, onde chove desde o início do dia. Nas demais regiões variam entre 21 e 24°C, se aproximando dos 27°C no norte catarinense. O vento predomina de noroeste, virando para sul no litoral à tarde com rajadas de 45 a 55 km/h. Mar agitado com ondas de sul entre 2,0 e 3,0m no Litoral Sul, mantendo o risco moderado para agitação marítima.
SÁBADO:
No sábado (18), tempo instável e com chuva a qualquer momento em todas as regiões, sendo mais intensa nas áreas do sul na madrugada e manhã e se concentrando do centro ao norte do estado (Extremo Oeste, Grande Florianópolis, todo Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte) a partir no início da tarde, quando também ganha força, a medida em que a frente fria avança por SC. Por alguns momentos, a chuva ocorre acompanhada por temporais com raios e rajadas de vento, trazendo acumulados expressivos em curto período de tempo. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica. O vento predomina de sul com rajadas que variam de 45 a 55 km/h à tarde no Litoral. As temperaturas variam pouco no decorrer do dia, se mantendo na casa dos 10 aos 15°C no sul do estado e entre 15 e 19°C nas demais regiões.
DOMINGO:
O domingo (19) começa com condições para chuva no norte catarinense, que vai diminuindo no decorrer da manhã, à medida que a frente fria se afasta do estado. Mesmo com o afastamento da frente fria, a nebulosidade permanece presente em todas as regiões o que dificulta a elevação das temperaturas ao longo do dia. As temperaturas mínimas variam entre 11°C e 15°C na maioria das regiões e oscilam em torno de 5 a 8°C no Planalto Sul e no Grande Oeste. À tarde as máximas ficam abaixo dos 20°C na maioria das regiões, sendo que nas áreas altas do estado, não passam dos 15°C. O vento permanece fraco e com direção variada no estado, durante a maior parte do dia, mas a partir do final da tarde vira para sul com rajadas fortes no Litoral que superam os 60km/h na área oceânica, o que volta a deixar o mar agitado do Litoral Sul a Grande Florianópolis, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
SEGUNDA-FEIRA:
Na segunda-feira (20) o tempo se mantém estável em SC, com presença de sol entre algumas nuvens. O amanhecer é frio, mas as temperaturas sobem um pouco mais durante a tarde. O tempo volta a mudar em SC entre a noite da segunda (20) e a madrugada da terça-feira (21), quando áreas de instabilidade, formadas por um cavado (área alongada de baixa pressão), se formam nas áreas de divisa com o PR e se deslocam por SC, provocando chuva em todas as regiões.
Deixe seu comentário nesse post