Ação teve por objetivo fiscalizar cumprimento de normas contra o coronavírus
As ações para garantir o cumprimento das normas de segurança e de atividades econômicas contra a covid-19 foram intensificadas nesta semana, com uma grande operação envolvendo as polícias Civil e Militar. Nos próximos dias estarão também atuando as equipes de Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde, atendendo as demandas registradas nas Ouvidorias do SUS e Geral da Prefeitura, além das denúncias feitas ao 190 da Polícia Militar.
Nesta quinta-feira (3), as equipes fizeram orientação aos estabelecimentos que não estavam em conformidade com o decreto em vigor na cidade. Cinco locais foram fechados durante a operação, um deles no bairro Vieira e outros quatro no Centro da cidade, seja por não estarem cumprindo o horário de funcionamento ou por outras irregularidades observadas, como aglomerações ou alvarás vencidos.
Para o Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Fabiano Silveira, a ação foi positiva, tendo em vista a orientação já realizada nos estabelecimentos. “Esse trabalho conjunto (Polícias e Prefeitura) visa a efetividade no cumprimento dos decretos estadual e municipal. Tantos locais visitados cumpriram as regras com efetividade, mas outros precisaram da intervenção e foram fechados. Os trabalhos seguem, para manter a ordem e conseguirmos diminuir os números de contaminação na cidade”, afirmou.
O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, ressalta que nos próximos dias o trabalho de fiscalização será intensificado. “Estamos com uma abordagem cada vez mais contundente, tendo em vista a matriz de risco na qual estamos colocados. Acima de tudo, é uma ação que visa a saúde pública. Com pequenas ações, conseguiremos atravessar esse momento tão delicado”, disse.
O não cumprimento das normas acaba trazendo riscos à população, e o aumento da curva de contágio. Higienizar as mãos com frequência, manter o distanciamento social, evitar locais com aglomerações, utilizar a máscara corretamente, em todos os ambientes, inclusive no bar, na lanchonete ou restaurante, retirando somente ao se alimentar. Evitar sair com a família, com os amigos, não fazer festas em casa ou outro local, são atitudes responsáveis.
As ações de fiscalização terão prosseguimento todos os dias. Denúncias podem ser feitas ao 190, e as duvidas podem ser sanadas através do email: [email protected].
*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Deixe seu comentário nesse post