Biólogo faz alerta
A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) chama atenção para o aparecimento de serpentes na área urbana da cidade, em especial, com o aumento da temperatura com a proximidade com o verão.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
O Biólogo e chefe de educação ambiental, Christian Lempek, explica que o aumento da temperatura deixa as serpentes mais ativas e em busca de alimento.
“As pessoas precisam ter uma atenção redobrada nessa época do ano, de primavera a verão, porque aumenta a incidência de animais silvestres em área urbana, principalmente a questão dos répteis, lagartos e serpentes. Caso a pessoa se depare com um animal desse, a pessoa tem que tentar ficar calma, sei que muitas vezes as pessoas ficam meio apreensivas por conta de ser serpente, mas a maioria das que a gente resgata elas não têm peçonha, são inofensivas”, disse.
Sendo assim, é importante a manutenção de quintais limpos e sem lixo, evitando a proliferação de ratos, uma das presas favoritas de jararaca. A espécie é muito venenosa e uma das responsáveis por muitos acidentes desta natureza no Brasil.
A coloração desta serpente a deixa camuflada em meio às folhas secas, dificultando sua visualização e aumentando os registros de picadas provocadas pela espécie.
O biólogo explica que já está havendo um aumento no número de resgates, não só de cobras, mas, também de outras espécies. “A gente está tendo muito problema com o filhote de passarinho. E as pessoas encontrarem o filhote de passarinho que caiu do ninho, quererem resgate, pegaram o animal na mão, trazer até nós. Talvez seria importante salientar da importância que o animal que caiu no chão está machucado, não pega com a mão, bota dentro de uma caixa de papelão, pendura em um lugar sombreado que os pais vão continuar alimentando o animal”, finaliza.
Confira no Instagram da 105:
Deixe seu comentário nesse post