Açúcar está sendo substituído por frutas doces
Os cardápios nutricionais da merenda escolar e dos centros municipais de educação infantil estão cada vez mais saudáveis. A substituição do açúcar por frutas doces, como banana e maçã, por exemplo, tem boa aceitação pelos alunos e um impacto muito positivo na saúde.
A secretária de Educação Ivana Atanásio Dias explica que a ação faz parte do objetivo que a secretaria tem de levar cada vez mais qualidade à alimentação oferecida pela rede municipal de educação.
Uma das receitas aprovadas pelas crianças é a do bolo de frutas, que leva laranja, banana e maçã nos ingredientes e não precisa de açúcar para ficar docinho. Além das fibras das frutas, tem aveia e trigo integral.
O bolo é sucesso na hora da merenda. Mas não é só nas receitas doces que as mudanças vêm acontecendo. O molho do frango, por exemplo, é incrementado com cenoura e beterraba, que, além de mais nutritivo, fica com cor linda de molho de tomate.
As substituições por opções mais naturais e sem aditivos químicos é uma constante nos cardápios feitos pelos nutricionistas da Secretaria de Educação. Com mudanças simples, a equipe tem conseguido grandes avanços na alimentação escolar de Jaraguá do Sul, oferecendo mais saúde a aproximadamente 21 mil alunos da rede.
Confira a receita do Bolo de Frutas Zero Açúcar
Ingredientes:
-4 bananas
-4 maçãs (com casca, raladas e sem sementes)
-4 laranjas (descascadas e cortadas, sem sementes)
-6 ovos
-1 xícara de óleo (200 ml)
-1 xícara de aveia (180 g)
-3 xícaras de trigo integral (180 g cada)
-1 colher de sobremesa de canela em pó
-2 colheres de sopa de fermento em pó
Opcional
-1/3 de xícara de uvas passas ou ameixas secas picadas
Modo de preparo:
Bater no liquidificador as laranjas picadas com os ovos, óleo e as bananas. Em uma bacia colocar a mistura batida no liquidificador e os demais ingredientes. Mexer com uma colher, acrescentando por último o fermento. Assar em forma untada em forno pré aquecido a 180°C por 30 a 40 minutos.
Rende uma forma retangular grande.
Deixe seu comentário nesse post