Supervisora de Imunização de Jaraguá do Sul fala sobre passos a serem seguidos
A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, por meio da equipe de vacinação, tem seguido todos os protocolos recomendados pelo Programa Nacional de Imunização, Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina para a imunização contra a covid-19.
A higienização das mãos, o acondicionamento dos frascos, a aspiração e a aplicação da dose total de 0,5 ml da vacina seguem rigorosamente todos os protocolos exigidos.
A supervisora de Imunização Ana Kneipp explica que os vacinadores seguem todos os passos necessários antes e durante a aplicação da vacina. Entenda:
- Higienização das mãos com água e sabão. Acontece de forma completa, abrangendo todos os dedos, palmas e costas das mãos, ponta dos dedos e pulsos.
- O armazenamento é feito em câmara fria, com temperatura entre 2 e 8°C, conforme especificado pelos fabricantes das vacinas.
- A aspiração dos frascos é feita com seringas e agulhas descartáveis. No total, cada frasco rende dez doses de 0,5 ml cada. Essas doses são armazenadas em caixas térmicas – que mantêm a mesma temperatura, entre 2 e 8°C – até que seja aplicada no cidadão.
- A aplicação é feita no músculo do braço, no ângulo de 90°, onde a agulha é inserida e os 0,5 ml da vacina são aplicados em sua totalidade.
“Solicitamos que a população confie e colabore com o trabalho dos vacinadores. Todos os profissionais têm conhecimento e capacitação para realizar a imunização. É um trabalho importante de prevenção, almejado por toda a população”, enfatiza Ana.
Deixe seu comentário nesse post