Quase 10 aves foram resgatadas na última semana, a maior parte ferida em colisão com vidraças de residências e até veículos.
Duas corujas-da-Igreja, também conhecidas como suindara, foram resgatadas recentemente. O trabalho teve auxílio dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul. De acordo com os biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Gilberto Duwe e Christian Raboch. Uma das aves foi encontrada numa casa no bairro Amizade e a outra nas dependências da empresa Cattoni Equipamentos, na Vila Lenzi.
De acordo com Duwe, na última semana foram recolhidas perto de 10 destas aves, a maior parte ferida em colisão com vidraças de residências ou de veículos. “Algumas delas a gente já conseguiu devolver para natureza, mas houve dois casos nos quais os animais precisaram ter uma das asas amputada”, lamentou.
Em relação as duas suindaras, uma delas está bem e deverá ser devolvida em breve à natureza. Já outra, por ser filhote, deverá ser enviada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Florianópolis. A estimativa é que pelo menos 10 espécies de corujas, dos mais variados tamanhos, vivam na região de Jaraguá do Sul.
Por meio do Programa Resgate de Fauna, técnicos das Fujama e bombeiros voluntários já promoveram entre 2017 e 2021 o salvamento de 1395 animais silvestres, entre aves, mamíferos e répteis que compõem a biodiversidade da região. Somente em julho foram 35 ocorrências.
Deixe seu comentário nesse post