Operação tem por objetivo fiscalizar a aplicação das medidas contra o coronavírus
A Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul, na operação conjunta com as Polícias Civil e Militar, interditou dois estabelecimentos que estavam infringindo o decreto municipal que regula o horário de funcionamento em meio à pandemia de covid-19. A operação ocorreu na última sexta-feira, com as equipes circulando por diversos bairros da cidade verificando o cumprimento das medidas adotadas na cidade.
De acordo com a Assistente de Controle e Fiscalização, Camila Vieira Sens Fernandes, os trabalhos já começaram por volta das 20h30, quando as equipes circularam por estabelecimentos que estão com a sua atividade interrompida por determinação do governo estadual, como o futebol recreativo, mas nenhuma irregularidade foi constatada.
Após às 22h, porém, as equipes intensificaram os trabalhos nos bairros Amizade, Barra do Rio Cerro e Rau, além da região central da cidade, verificando o cumprimento do decreto local que determina o fechamento de bares, restaurantes e lanchonetes às 22h. “Infelizmente dois locais, no bairro Barra do Rio Cerro, descumpriram a determinação e foram interditados pela nossa equipe. Os proprietários terão de comprovar, agora, como seguirão as medidas de distanciamento social e de cumprimento do horário de funcionamento”, afirma Camila.
No domingo ainda houve uma segunda abordagem, motivada por uma denúncia, em um restaurante também na Barra do Rio Cerro. Os proprietários receberam orientação sobre distanciamento do público e demais medidas sanitárias. O Secretário de Saúde, Alceu Moretti, ressalta que esse tipo de operação continuará ocorrendo nas próximas semanas, intensificando a parceria entre a Prefeitura e as forças de segurança. “Esse trabalho é fundamental para que as medidas tomadas pelo Poder Público sejam efetivas, auxiliando a todos a superarmos o momento adverso causado pela pandemia”, afirma.
Confusão entre decretos
Na semana passada, o governo estadual emitiu decreto que visa restringir a circulação durante a noite em Santa Catarina, no qual os estabelecimentos poderiam funcionar até às 23h – uma hora a mais que o determinado no decreto local – o quê tem causado confusão em comerciantes. Camila esclarece que, por razão legal, a determinação a ser observada pelas pessoas deve ser a mais restritiva, neste caso àquela aplicada pelo Município.
“Um dos locais que foi fechado, por exemplo, estava operando naquele horário pois havia se baseado no decreto estadual. Em Jaraguá do Sul nós temos um regramento mais restritivo que aquele, por isso as pessoas precisam prestar atenção para não sofrerem sanções”, ressalta a Assistente de Controle e Fiscalização.
Deixe seu comentário nesse post