Somente com o esquema completo, ou seja, duas doses, a vacina será efetiva em sua proteção
Em Jaraguá do Sul, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, quase 900 pessoas já estão atrasadas para o retorno da vacinação contra a Covid-19. Esta ausência preocupa as autoridades de saúde, pois sem a segunda dose da vacina não haverá uma proteção efetiva contra o vírus. Na lista de atrasos é grande o número de idosos.
“Tem pessoas que deveriam ter tomado a D2 (segunda dose) em fevereiro e até agora não apareceram”, lamenta a enfermeira supervisora de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Cristina Kneipp. De acordo com ela a procura pela vacina ficou abaixo do esperado também na quinta-feira (1º) e no sábado (03). Das 500 pessoas programadas para receber a dose complementar, apenas 342 compareceram, 302 pessoas na quinta e apenas 40 no sábado.
A data para o retorno fica marcada na carteirinha de vacinação, a pessoa já sai da central de vacinas, no Parque Municipal de Eventos, sabendo o dia que deverá voltar para receber a segunda dose do imunizante.
“Reforçamos a importância da realização da dose complementar, conforme o preconizado para a vacina recebida, pois somente com o esquema completo, haverá uma efetiva proteção. As pessoas devem ficar atentas ao prazo de retorno”, alerta.
Nesta semana a Secretaria de Saúde tem programado um grupo grande para a segunda dose. “Temos que ter a consciência de que, quanto maior é o atraso para a segunda dose, menor será a proteção almejada”, ressalta. O Secretário Municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti pede aos familiares e amigos dos idosos para que, se possível, verifiquem as carteirinhas de vacinação. “Os idosos podem esquecer a data para o retorno”, alerta ele.
Jaraguá do Sul recebeu na manhã desta segunda-feira (05), 1.120 doses para a primeira aplicação e 2.900 para a segunda dose.
Deixe seu comentário nesse post