Há uma pedra de aproximadamente 25 metros cúbicos no local
A Defesa Civil de Jaraguá do Sul realiza nesse momento a limpeza da Rua Adolfo Antônio Emmendoerfer, principal via do bairro Rio Molha, onde na noite de terça-feira (12) aconteceu um deslizamento de médio porte, sem nenhuma pessoa ferida.
No local do deslizamento, próximo à 11ª capela, há uma pedra de aproximadamente 25 metros cúbicos. No momento, de acordo com a geóloga da Defesa Civil, Germaine Aline Bernhardt, a pedra não oferece risco de deslizamento.
Porém, com as obras de retaludamento (talude: superfície inclinada de escavação) que acontecerão nos próximos dias, a pedra pode se deslocar. Por isso a Defesa Civil decidiu que haverá a remoção da pedra.
O órgão depende do prazo da empresa especializada a ser contratada, data que será informada em breve a todos os meios de comunicação. De acordo com o diretor de Defesa Civil Hideraldo Colle, a limpeza da terra e árvores que obstruíram a pista deve ser finalizada ainda nesta quarta-feira.
A geóloga Germaine Bernhardt explica que o deslizamento foi provocado por um recente corte de pinheiros tipo pinos, sendo que alguns troncos bloquearam uma valeta por onde escorria a água da chuva.
Como na região do Rio Molha choveu intensamente na noite desta terça-feira, a água acabou se deslocando para o morro e houve o deslizamento. “Foi um deslizamento pontual, por causa dessa interrupção da valeta”, informa Germaine. O diretor de Defesa Civil Hideraldo Colle explica que serão feitos dois taludes, a remoção da pedra e a revegetação do local nas próximas semanas.
Deixe seu comentário nesse post