A Defesa Civil de Santa Catarina atualizou nesta sexta-feira (17), o aviso de atenção meteorológica sobre a possibilidade de temporais e chuva intensa em várias regiões do Estado. A circulação marítima perdeu força ao longo do dia e acabou favorecendo aberturas de Sol e aquecimento, condição essa, que pode resultar em temporais.
Por isso, o risco segue alto para ocorrências associados a alagamentos e enxurradas no litoral catarinense, principalmente entre a Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, regiões onde o solo está encharcado e o nível dos rios já estão mais elevados.
Para as áreas entre o Extremo Oeste e os planaltos, também há condições para temporais, de forma isolada, e o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica. Ao longo da noite de sexta-feira (17), a instabilidade diminui e a chuva perde intensidade, com tendência para cessar na madrugada. Em Jaraguá do Sul, a Defesa Civil segue em alerta, monitorando as condições do tempo.
No sábado (18) a condição muda e a chuva intensa diminui no litoral catarinense. O dia será típico de verão, inicia com tempo firme, mas a partir da tarde o calor somado à instabilidade traz condições para temporais em todas as regiões, principalmente na porção central do estado.
- Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
- Siga a 105 FM no Instagram! Clique aqui
Os temporais devem vir acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo, trazendo risco moderado a pontualmente alto para alagamentos, destelhamentos e danos na rede elétrica. Antes das chuvas o calor predomina, com máximas acima dos 30°C em praticamente todo o estado e chegando em torno dos 35 aos 38°C em áreas do Oeste e Vale do Itajaí.
No domingo (19), o calor somado à formação e aproximação de uma frente fria favorece condição para novos temporais em Santa Catarina entre a tarde e a noite. Os temporais vêm acompanhados de raios, chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo pontual, com risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, destelhamentos e danos na rede elétrica. Novamente, antes da instabilidade o calor predomina, com máximas de 30 a 35°C na maioria das áreas
A Defesa Civil recomenda:
– Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
– Redobre os cuidados próximo a áreas de encosta.
– Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.
– Em caso de emergências ligue 199.
Deixe seu comentário nesse post