Aposentados e pensionistas podem registrar reclamação por meio de agendamento nos canais no Procon
O Procon de Jaraguá do Sul tem recebido, em média, 20 pessoas por dia, principalmente aposentados e pensionistas, com reclamações a respeito de cartão de crédito e empréstimo consignado sem a devida solicitação por parte do cliente. Cerca de 70% dos atendimentos do órgão de defesa do consumidor têm relação com o tema.E essa situação está sendo não é um problema só da região, mas sim de nível nacional.
Um levantamento de todas as reclamações relacionadas está sendo realizado pelo Procon de Jaraguá, que vai encaminhar o documento ao Ministério Público da Comarca de Jaraguá do Sul. “Observamos, em alguns casos, que a solicitação de empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado tem até assinatura. Mas o consumidor alega que não foi ele que assinou. O Procon primeiro tenta resolver o problema entrando em contato com o banco por telefone. Caso o problema não seja resolvido, é instaurado processo administrativo. Pode ser marcada audiência de conciliação, para que o banco retorne o valor depositado e devolva ao consumidor os valores descontados”, detalha a diretora do Procon, Léia Kravulski. Caso o problema, ainda assim, não seja solucionado, o banco pode ser multado pelo Procon e sofrer ação judicial por parte do consumidor.
Os Serviço do Procon de Jaraguá do Sul são:
-Receber denúncias de empréstimo consignado indevido, cartão de crédito consignado ou outros problemas relacionados ao direito do consumidor;
-O atendimento é agendado via telefone, 3275-3237, 3275-3893. De segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas;
-Rua Leopoldo Malheiro, 15, Centro;
-E-mail: [email protected];
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