Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Jaraguá do Sul, em novembro de 2024, o Município estabeleceu um novo recorde, reduzindo o tempo médio de abertura de novas empresas (TMAE), para apenas oito horas.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, esse indicador é resultado do esforço conjunto do grupo de trabalho Pró-Empresas, que congrega várias secretarias municipais, e da Diretoria de Tecnologia de Informação (TI) da Prefeitura.
Pelo histórico, em 2019, quando houve o cadastro anual de 3.673 empresas, o tempo médio de abertura era de oito dias e 15 horas. Os processos foram evoluindo e esse tempo caiu ao longo dos anos, chegando a oito horas ao final de 2024. “É importante destacarmos que nossa prioridade é seguir com muito critério, todas as avaliações necessárias no processo de abertura de empresas. A redução no tempo é consequência dessa eficiência nos processos, mas não nosso objetivo”, explica Sarmanho.
Outro fator positivo apontado pelo secretário, é o recorde histórico no volume de empresas abertas.
“Registramos 6.184 novos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), de janeiro a novembro de 2024, o que reflete um bom ambiente de negócios que atrai mais investimentos e encoraja os empreendedores”, pontuou Thiago. Segundo dados da pasta, no período avaliado, 50,4% dos empregos gerados na cidade foram nas indústrias, 30,95% no setor de Serviços, 15,2% no Comércio, 3,4% na Construção Civil e 0,2% na Agropecuária. E conforme o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), até o mês de novembro de 2024, o município de Jaraguá do Sul possuía 30.952 empresas ativas.
Deixe seu comentário nesse post