Novos veículos são vistos com frequência nas ruas de Jaraguá do Sul e região
Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre a legislação e fiscalização de bicicletas elétricas e com motor à combustão, estilo patinetes. O diretor de Trânsito e Transportes de Jaraguá do Sul, Gildo Andrade comenta o que é considerado ciclomotor, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). “É que esses veículos eles têm que ter uma série de itens obrigatórios e mais do que isso, têm que estar devidamente licenciado perante ao Detran. O condutor precisa ter mais que 18 anos e ter que ter Carteira Nacional de Habilitação na categoria ACC, que é autorização pra conduzir ciclomotor, ou mesmo na categoria A. Independente de ser A ou ACC, o condutor precisa se sujeitar a todas as regras e exames”, destaca.
O diretor Gildo Andrade, também comentou sobre os patinetes e skates motorizados, que não são considerados ciclomotores e ciclo-elétricos desde que se adeque a legislação. “Esse veículo tem que velocidade máxima de 6 KM/H quando transitando em circulação de pedestre, ou seja, em calçadas. Velocidade máxima de 20 KM/H quando circulando em ciclofaixas ou ciclovias. Uso de indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna dianteira, traseira e lateral”, afirma.
O diretor Gildo Andrade também ressaltou a importância dos condutores manterem a cautela ao conduzirem esses veículos. “É interessante que as pessoas que utilizam deste tipo de veículo que utilizem o capacete, usar inteligência e segurança”, disse.
Esses veículos ainda carecem de uma regulamentação por parte do município, o que pode acontecer neste ano, segundo o diretor de trânsito e transportes.
Deixe seu comentário nesse post