Estrutura beneficia cerca de 22 mil motoristas que passam pelo trecho diariamente
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes liberou nesta terça-feira, 22, o primeiro viaduto da duplicação da BR-280, em Guaramirim, entre os bairros Caixa d’Água e Corticeira, no km 48. Além do acesso aos dois bairros, o novo viaduto amplia a capacidade de tráfego aos cerca de 22 mil motoristas que utilizam a rodovia diariamente.
A estrutura em concreto armado com 18 metros de extensão recebeu um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões com drenagem, pavimentação e dispositivos de segurança e sinalização. Conta ainda com duas alças de acesso, que facilitam a separação entre o trânsito local e o tráfego de longa distância.
“De fato, é um dia muito simbólico para nós, porque é o primeiro viaduto da BR-280, numa duplicação que a gente sabe que iniciou há mais de dez anos, e hoje temos o primeiro viaduto liberado ao tráfico” disse o superintendente regional do DNIT em Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade, que acompanhou a liberação depois da última vistoria na obra.
Com 14 quilômetros de extensão, a duplicação do lote 2.1 na BR-280 já registra importantes avanços. Além do viaduto entregue, outras duas obras especiais estão finalizadas e liberadas: a ponte sobre o Rio Corticeirinha e a passarela no km 50, próximo ao posto da PRF.
Além disso, as obras no viaduto Dibrape, no km 46, estão em execução; assim como a construção do Viaduto Poço Grande (km 43), em fase de tratamento do solo de fundação e terraplenagem; e da ponte sobre o Rio Piraí (km 38), que conta com toda a infra e mesoestrutura finalizadas.
“Na sequência nós vamos continuar o viaduto da Dibrape, que tem previsão também de entrega para esse ano, nesse mesmo lote, onde nós temos os desvios hoje. Depois do Poço Grande, que é a última grande estrutura de viaduto desse lote”, acrescentou o superintendente, explicando que haverá desvio pelas alças laterais do viaduto da Diprape por um período de quatro meses.
“Na sequência, nós vamos focar não só no viaduto Poço Grande, que foi fechado na entrega também por ano que vem, mas também na ponte sobre o Rio Piraí, que é a última grande estrutura, a maior ponte que nós teremos ao longo de toda a BR-280. Então, é a última grande estrutura dessa obra desse lote 2.1”, concluiu.
As obras de duplicação dos 73,9 quilômetros da BR-280, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, estão divididas em três lotes, com as seguintes atualizações sobre o andamento das obras:
* Lote 1 executado: 26%
* Lote 2.1 executado: 82%
* Lote 2.2 executado: 67%
Deixe seu comentário nesse post