141 veículos foram apreendidos e levados ao pátio
Desde o início da Operação Documento Legal no dia 15 de julho até esta segunda-feira (26) ao meio-dia, o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) abordou 2.396 veículos. Destes, 131 estavam com licenciamento vencido, 345 apresentaram outras infrações e 141 foram removidos ao pátio (apreendidos).
A campanha é desenvolvida nos cinco municípios que compreendem a área do 14ºBPM: Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder.
O subcomandante do 14ºBPM, major Antônio Benda da Rocha, explica que a operação se propõe a intensificar a fiscalização dos veículos que estão com a documentação irregular. O oficial da PM destaca que a corporação entende que esse é um momento de pandemia, no entanto, a regularidade do veículo precisa estar em dia.
“Para efetivar o próprio pagamento de taxas de IPVA, de seguro, de licenciamento etc, bem como para efetivar as multas havidas em algum momento no histórico desse veículo. Por exemplo, no ano passado, quando um condutor de determinado veículo foi autuado por estar dirigindo embriagado, lá no licenciamento ele é obrigado a pagar essa multa”, reforça Benda.
O major diz que, com a efetivação do licenciamento, é gerada uma regularidade dentro daquilo que possa ter havido no histórico de circulação do veículo. Segundo ele, um automóvel sem a documentação em dia pode estar com várias situações irregulares, como pneu careca, falta de equipamento obrigatório e até mesmo falta de inspeção do GNV (gás natural veicular), que representa alto risco.
“Quando a gente fala de um trânsito seguro, um trânsito responsável, pressupõe naturalmente veículos regulares transitando em vias públicas”, enfatiza.
Atualmente, a frota de Jaraguá do Sul possui 129.299 veículos. Desses, 28.893 automóveis (22%) estavam com licenciamento atrasado. A operação foi planejada a partir da constatação feita através da análise de registro de veículos do município e deve durar 30 dias.
Deixe seu comentário nesse post