Eles também discutiram a necessidade de avançar na municipalização do ensino fundamental
O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) está preocupado com o ritmo dos processos para ampliar o número de salas de aula em escolas estaduais na região de Jaraguá do Sul. O parlamentar se reuniu com o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, para discutir a questão. Outro ponto tratado foi a municipalização do ensino fundamental.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Em Jaraguá do Sul, as escolas em questão são a Giardini Lenzi, na Vila Lezi, a Alvino Tribess, no bairro Vieira, a Euclides da Cunha, no bairro Nereu Ramos, e a escola João Romario Moreira, no Rio Cerro II. Já em Guaramirim o deputado cobrou a ampliação da escola São José, no Bairro Rio Branco. Na última semana o deputado visitou as escolas com o gerente regional de Educação, Fernando Alflen.
“Ouvi dos técnicos da secretaria que participaram da reunião que esses processos de licitação e elaboração de projetos de ampliação estão a passos lentos. Isso me preocupou muito. As escolas precisam de ampliação e obras de reforma urgentes, para atender o público estudantil entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental. Há fila de espera”, disse Dr. Vicente.
Conforme o deputado, a equipe do secretário apresentou uma iniciativa que o governo estuda para agilizar o processo, que é a compra de estruturas modulares de salas de aula. Seria uma solução rápida e inovadora para a demanda crescente por vagas em comparação com a construção tradicional.
Avançar na municipalização
Outro ponto que chamou a atenção do deputado é o baixo índice de escolas municipalizadas de ensino fundamental na região, em especial em Jaraguá do Sul. Dados da secretaria mostram que 40% dos municípios de Santa Catarina já assumiram por completo o ensino fundamental, com a transferência das escolas de educação básica do Estado para as prefeituras.
“Esperamos que mais municípios também façam isso, assumam esse protagonismo. Jaraguá do Sul tem um crescimento populacional forte e há um clamor por mais vagas. Não há salas de aula para abrigar todo esse contingente. Se houver um empenho maior dos municípios no compartilhamento da responsabilidade sobre o ensino fundamental com o governo estadual, principalmente nos anos iniciais, do 1º ao 5º ano, poderemos ter uma solução mais rápida para o problema da falta de vagas. É preciso dialogar e encontrar um caminho urgente.”
Pela legislação, é dever dos municípios garantir o acesso à educação infantil, da criança de 0 a 6 anos. O ensino fundamental, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é obrigação dos estados e municípios, que devem compartilhar a oferta. Cabe aos governos estadual e federal cooperar técnica e financeiramente com as prefeituras que assumem a gestão.
Deixe seu comentário nesse post