Projetos incentivam a leitura, a imaginação, a educação financeira e o empreendedorismo dos estudantes
A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul adquiriu nos últimos meses 28,9 mil exemplares de livros, entre clássicos da literatura, de educação financeira e empreendedorismo, de literatura infantil, de memórias e de história e geografia. O investimento é de R$ 2,3 milhões. A secretária de Educação Ivana Dias explica que o principal objetivo da aquisição dos livros é incentivar o gosto pela leitura e intensificar a prática da leitura e escrita desenvolvida pelas escolas. “Ler é uma competência básica, mas que precisa ser desenvolvida. Apenas bons livros e bons professores conseguem fazer a imersão do aluno no universo da literatura. Incentivar o gosto pela literatura é desenvolver um aluno com potencial”, pontua Ivana.
Com os livros em mãos os professores atuam como mediadores da leitura, desenvolvendo atividades literárias que resultam em mais habilidade dos alunos em interpretar e produzir bons textos. Com os livros de educação financeira o objetivo é educar financeiramente as crianças desde a alfabetização para que, na fase adulta, os indivíduos tenham mais consciência e autonomia em relação ao uso do dinheiro. Os quase 30 mil exemplares de livros fazem parte dos seguintes projetos de leitura da Secretaria de Educação:
1. Projeto Minhas leituras, minhas memórias
Alguns exemplos de livros desse projeto: O menino no espelho, O extraordinário, A Ilha do Tesouro, A volta ao mundo em 80 dias, Dom Quixote, Viagens de Gulliver, O pequeno príncipe, Robinson Crusoé e A volta de Sherlock Holmes.
2. Projeto Professor Leitor – para professores de educação infantil
3. Aquisição de livros de História e Geografia (regionais de Santa Catarina) – para os alunos dos 4ºs anos
4. Educação Financeira e Empreendedorismo – alunos de 1º ao 5º ano (aquisição de livros) e de 6º ao 9º ano (aquisição de materiais sobre empreendedorismo)
Deixe seu comentário nesse post