Manifestação será realizada em Jaraguá do Sul
O Supremo Tribunal Federal (STF) irá analisar, nesta sexta-feira (9), a suspensão dada pelo ministro Luís Roberto Barroso à lei do piso salarial da enfermagem. Os ministros realizarão a votação de forma virtual, sem debate público, sobre o piso salarial da enfermagem, por meio de um sistema eletrônico.
Nesta semana, o ministro Barroso suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem de R$ 4.750 e deu prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro do piso.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Na região, uma manifestação de enfermeiros da região está agendada para ser realizada na Praça Ângelo Piazera, Centro de Jaraguá, a partir das 9h.
Almir Alexandre, diretor do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Joinville e região, detalha a manifestação.
“Falta tão pouco pra atingir o teto do piso salarial que nós ficamos ainda mais indignados. Queremos a aplicabilidade do piso de imediato e retroativo a 5 de agosto”, disse.
Almir ainda destaca todo o esforço durante a pandemia da Covid-19. “É uma categoria que foi evidenciada quando o Brasil mais precisou. Nós perdemos 680 profissionais de saúde pro Covid e tantos outros que ficaram sequelados”, finaliza.
A norma estabeleceu piso salarial de R$ 4.750 para os enfermeiros; 70% desse valor aos técnicos de enfermagem; e 50% aos auxiliares de enfermagem e parteiras. Pelo texto, o piso nacional vale para contratados sob o regime da CLT e para servidores das três esferas – União, Estados e Municípios -, inclusive autarquias e fundações.
Deixe seu comentário nesse post