Cidade registra 127 mm de chuva nas últimas horas
A Defesa Civil de Jaraguá do Sul segue em alerta e acompanha com atenção as condições do tempo para as próximas horas. Segundo os boletins meteorológicos e alertas da Defesa Civil Estadual, a instabilidade volta a influenciar o tempo em Santa Catarina, principalmente a partir da sexta-feira (6).
Segundo o relatório atualizado da Defesa Civil do município, foram registrados 127 milímetros de chuva em Jaraguá do Sul nas últimas horas e 28 ocorrências foram atendidas. Entre elas:
14 – Alagamentos;
01 – Queda de árvore;
05 – Escorregamento de terra;
04 – Risco de escorregamento de terra;
02 – Queda de muro;
01 – Erosão na via;
01 – Entulho próximo a galeria;
Os níveis dos rios estão baixando, gradativamente. Perto das 9h desta quinta-feira, o Rio Itapocu estava com 1,62m acima do normal. Por volta das 15h de ontem o nível chegou a 5,10m. O Rio Jaraguá que atingiu 2,95m às 15h da quarta-feira, baixou para 1,52m durante a noite. Já o Rio Itapocuzinho, que estava com 3,51m acima do nível normal ontem, no início desta manhã estava com 1,29m.
Na manhã desta quinta-feira equipes da Prefeitura já trabalham na limpeza do Parque Linear Via Verde que, mais uma vez, cumpriu seu papel como área de depósito das águas da enchente, evitando, assim, que a cheia do rio cause estragos em outros pontos da cidade. A liberação da rua Prefeito Victor Bauer, deve ocorrer no começo da tarde desta quinta-feira (5).
“Quando as águas recuam, começa o processo de limpeza do local e o parque linear pode ser novamente utilizado pela população”, lembra o diretor da Defesa Civil, Hideraldo Cole, que ressalta, também, a importância dos investimentos em obras de prevenção que vêm ocorrendo ao longo dos últimos anos no município.
“A Defesa Civil de Jaraguá do Sul executou mais de 100 obras preventivas desde 2018, dentre enrocamentos, ampliação de vazão, contenção de margens de rios, desassoreamento, substituição de tubos por galerias, limpezas de pontes e valas que foram muito importantes para evitar problemas maiores. Os investimentos nestas obras ultrapassam os R$ 7 milhões.”
Deixe seu comentário nesse post