Espaço conta com 12 guichês para a entrega de medicamentos e 75 cadeiras para acomodar o público
A Prefeitura de Jaraguá do Sul entregou na tarde desta sexta-feira (15), mais um equipamento de saúde para a comunidade. Em novo espaço, mais amplo e confortável, a Farmácia Básica Central também recebeu o nome de Farmácia Básica Central Antônio Bento de Souza Sobrinho (Bentica). O espaço também homenageia o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Irineu Pasold, que morreu em agosto deste ano. Familiares e amigos dos homenageados acompanharam a solenidade de entrega.
A partir de agora, a Farmácia Básica Central funciona na Rua Floriano Peixoto, ao lado do Banco do Brasil, num ambiente reformado e que conta com 75 cadeiras para acomodar o público que busca o serviço. Também, há 12 guichês de dispensação de medicamentos para agilizar o atendimento. Mais de 91 mil atendimentos foram prestados na unidade no último ano, uma média de 365 por dia.
No período, foram 138.352 dispensações. A equipe conta com 12 atendentes, dois farmacêuticos, agentes administrativos e agentes de limpeza. O horário de atendimentos será das 7h às 19h.
O prefeito de Jaraguá do Sul Jair Franzner falou dos importantes investimentos feitos na Saúde neste ano, destacando as reformas e ampliações dos postos de saúde, a abertura das farmácias básicas distritais, da implantação do pronto-socorro 60 + no Hospital São José, e das entregas mais recentes, como é o caso da UBS Vieira, na manhã de hoje.
“Além disso, pra reforçar as equipes, contratamos 22 médicos este ano e, no ano que vem, devemos ter mais 34 profissionais para as nossas unidades e assim, desafogar o pronto-socorro do hospital”, comentou o prefeito.
A Farmácia Básica da Prefeitura de Jaraguá do Sul funciona há mais de 30 anos. A primeira unidade foi implantada em 1989, no subsolo do antigo INAMPS. Depois, atendeu em outros locais como o Centro Vida, na sede da Secretaria de Saúde e, por último, de 2015 a 2021, nos fundos do Terminal Urbano.
A aposentada Terezinha Fortunato, moradora da Vila Lenzi, busca medicamentos na farmácia básica desde o início das atividades, no início dos anos 1990, e, nesta sexta-feira, fez questão de ser uma das primeiras a procurar o atendimento na nova unidade.
“Desde que entrou a farmácia básica, eu já comecei a pegar remédio. Eu sempre fui bem atendida, a gente não pode reclamar de nada. Sempre teve o remédio suficiente”, lembrou, acrescentando que gostou do novo espaço. “Já aproveitei, já peguei o remédio do mês. Muito maravilhoso o novo espaço, muito bom, mais espaço, mais confortável, bem espaçoso, bastante bom”, disse ela.
Com a procura cada vez maior por medicações SUS, em 2021, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu as farmácias Integrada e Distrital da Barra, e em 2022, as farmácias distritais de Nereu Ramos e João Pessoa o qual proporcionou a descentralização das dispensações de medicamentos melhorando assim o fluxo dos atendimentos.
Deixe seu comentário nesse post