O sistema praticamente zerou a fila de espera para primeira consulta
Uma ferramenta que vem sendo utilizada pela Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul está resultando em menos filas para consultas médicas de especialidades SUS. É a teleconsultoria, que acontece entre médico clínico geral e médico especialista por meio do sistema de gestão da Secretaria de Saúde, o Olostech. Funciona assim: o paciente consulta o médico clínico geral no posto de saúde. Reclama, por exemplo, de uma dor no joelho.
Se considerar necessário, o médico do posto, por meio do sistema Olostech, solicita a teleconsultoria do médico ortopedista SUS, relatando os sintomas e histórico de saúde do paciente. Com a troca de experiência e orientação dos procedimentos, aumentam as chances de o tratamento ser efetivo e não haver a necessidade de o paciente esperar na fila da especialidade.
O sistema de teleconsultoria praticamente zerou a fila de espera para primeira consulta nas especialidades de ortopedia, endocrinologia e nutrição, primeiras especialidades a realizarem teleconsultoria. O sistema também foi implantado, no ano passado, para as especialidades de gastroenterologia e reumatologia. Neste ano, as especialidades de mastologia, ginecologia e suporte nutricional. Ainda está em fase de implantação a especialidade de hematologia.
O secretário de Saúde, Alceu Moretti, avalia a ferramenta de teleconsultoria como algo inovador, que vai ao encontro da Política Nacional de Regulação do SUS e também colabora com o momento de pandemia, em que as consultas presenciais estão prejudicadas. “O atendimento de saúde de Jaraguá do Sul vai evoluir muito com esse sistema de teleconsultoria. Essa ferramenta encurta distâncias e agiliza o atendimento do paciente”, elogia Moretti.
Deixe seu comentário nesse post