Animal com poucos dias de vida foi encontrado por gato doméstico na beira do rio Itapocú.
A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) recebeu no sábado (05) um filhote de furão (Galictis Cuja), resgatado por um morador do bairro Czerniewicz. O filhote, com poucos dias de vida, foi achado por um gato doméstico na beira do rio Itapocú e levado para a casa. Como não sabia de que animal se tratava, o morador e dono do gato levou o filhote até a sede dos Bombeiros Voluntários, que o encaminharam para o biólogo Christian Raboch Lempek, da Fujama.
Segundo Christian, o filhote de furão recebeu os primeiros cuidados, foi aquecido, alimentado e começou a reagir bem. “Ele estava bem frio quando o pegamos, então, a primeira coisa que a gente fez foi encaminhar ao veterinário. Ele ficou em aquecimento até estabilizar e já começamos com a alimentação por meio de seringa. Agora ele está bem ativo, acho que vamos salvar”, enfatiza o biólogo. A alimentação é feita a cada duas horas com um leite especial.
Esta é uma espécie nativa do Brasil, protegida por lei, e não pode ser domesticada, ou seja, criada em casa, diferente do furão exótico, que é doméstico e, normalmente, comprado fora do país.
Por ser muito novo, segundo Christian, dificilmente ele será solto, pois acaba se acostumando com a presença humana. Dentro de alguns dias, se tudo transcorrer bem, será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Florianópolis, que vai definir qual o melhor destino para ele. O biólogo também acrescenta que a atitude do morador de procurar ajuda para o filhote, foi bastante correta e decisiva para garantir a sobrevivência dele.
Deixe seu comentário nesse post