Maioria foram gambás e serpentes, mas trabalho também mostra a diversidade da fauna local
Desde que a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) intensificou o trabalho de resgate de animais silvestres, há quatro anos, 995 espécimes da fauna local foram recolhidos de áreas urbanas e devolvidos à natureza após avaliação veterinária. Segundo o coordenador do serviço de resgate, biólogo Christian Lempek, 2020 foi o ano no qual mais espécies foram resgatadas: 379, um aumento de 43% em relação a 2019.
A Grande maioria foram gambás e serpentes, mas houve as também houve registros relacionados jabuti, cachorro-do-mato, tamanduá-mirim, lagarto teiú; gato-do-mato-pequeno (encontrado sem vida, atropelado); além de aves como a coruja murucututu-de-barriga-amarela, entre outras.
Na avaliação do biólogo da Fujama, a pandemia do novo coronavírus contribuiu para o aumento deste tipo de ocorrência. Um exemplo disso foi a retirada de um tamanduá-mirim de uma residência localizada próximo à empresa Arroz Urbano, no Jaraguá Esquerdo em abril. “Com menos pessoas circulando, alguns desses animais se arriscaram a entrar em áreas que normalmente evitariam. Outro aspecto é que as pessoas estão utilizando mais as redes sociais para comunicar fatos”, observou Christian Lempek.
O biólogo que também coordena o trabalho de Educação Ambiental da Fundação sempre que pode explica a importância do animal resgatado a quem faz esse tipo de comunicação. “Aos poucos, estamos conscientizando as pessoas da necessidade de preservar as espécies porque cada uma delas exerce o papel importante em nosso meio ambiente”.
Mesmo assim, ainda ocorrem situações de maus tratos. Semana passada, o biólogo resgatou um lagarto que estava preso numa armadilha em forma de laço na entrada de sua toca, no Parque Malwee. “Algumas pessoas precisam entender que além de poder ferir ou até matar o animal com uma atitude assim, essa prática se caracteriza como crime ambiental”, desabafou Lempek, enquanto libertava o réptil da armadilha.
SERVIÇO
O resgate é feito mediante solicitação no número de telefone da Fujama (3273-8008) – segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas – ou por meio de registro na Ouvidoria da Prefeitura (0800-642-0156). Nos fins de semana e feriados esta solicitação é feita pelo serviço 193 dos Bombeiros Voluntários.
Deixe seu comentário nesse post