Animal foi resgatado nesta quarta-feira (29)
Na manhã desta quarta-feira (29) a equipe de Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) recolheu um furão (galictis cuja) que entrou numa residência no bairro Santa Luzia onde se alojou no banheiro do imóvel.
Segundo um dos responsáveis por este trabalho, o biólogo Christian Raboch Lempek, o furão é uma espécie muito comum nas matas da região. “É carnívoro, se alimenta de outros animais pequenos. Entre suas presas preferidas estão o preá e o lagarto teiú. Vive em pequenos grupos familiares. Trata-se de um espécime muito ágil. Quando adulto é considerado topo da cadeia alimentar não tendo nenhum outro predador que se alimenta dele”, explicou Lempek.
O biólogo também destacou que muitas vezes este animal é associado ao ferret (mustela prutorius furo) uma espécie natural da América do Norte.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
“Normalmente o ferret é comprado por pessoas que querem ter um pet não convencional. Já o nosso furão é um animal silvestre, que vive em nossas florestas, protegido por lei”, esclareceu. “E não é muito mansinho. Levou cerca de 10 minutos para tirá-lo de dentro do banheiro da casa porque o bichinho é valente”, sorriu Christian Lempek. Após ser examinado pelos biólogos, o animal foi devolvido à natureza em área de preservação ambiental dentro do Município.
Foi o segundo espécime do gênero que apareceu em área residencial este ano em Jaraguá do Sul. Em março outro espécime, um filhote, foi recolhido e depois encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Selvagens (Cetas) em Florianópolis.
Deixe seu comentário nesse post