Serviço busca expandir informações geográficas de Jaraguá do Sul de forma simples e rápida
Implantado há quase dois anos, o sistema Geo Portal se consolida como uma importante ferramenta de consulta às informações geográficas de Jaraguá do Sul, com mais de 600 consultas diárias.
Em 2020 o Município contratou um novo voo para a produção de fotografias aéreas (ortofotos) e serviços de atualização de dados interpretativos destas imagens. Adquiridas e registradas pelo Município no ano passado, as ortofotos podem ser visualizadas no site da prefeitura, clicando no banner Geo Portal.
As imagens foram unidas em um mosaico e poderão ser usadas, por exemplo, como base para geração de mapas temáticos de uso e ocupação do solo, através de interpretação direta, como verificação das edificações, arruamentos, rios, vegetação, áreas agrícolas, entre outros. Também já está disponível um link que possibilita a utilização deste mosaico em softwares de geoprocessamento. As novas informações foram disponibilizadas ao público nesta segunda-feira (15).
O secretário de planejamento e urbanismo, Eduardo Bertoldi, destaca que se trata de mais um serviço disponibilizado aos munícipes com o objetivo de desburocratizar informações importantes para a comunidade em geral, em especial para engenheiros, arquitetos, técnicos em agrimensura, corretores e contadores.
“Nossa intenção é ser um facilitador, desburocratizando e tornando tudo mais simples”, ressalta Bertoldi, lembrando que o Geo Portal permite acesso rápido às informações, de forma online, o que faz com que os munícipes não precisem se dirigir até a prefeitura para acessar os dados. O acesso é gratuito, após a realização de cadastro na plataforma.
A criação do Geo Portal iniciou em novembro de 2018, a partir da necessidade de expandir as informações geográficas entre vários setores da prefeitura e a sociedade, promovendo agilidade nas análises e em tomadas de decisões.
Deixe seu comentário nesse post